
COVID-19 atrasa entrega de aeroporto construído pela China no Sul de Moçambique
Aéreo 9 Julho, 2020 Comentários fechados em COVID-19 atrasa entrega de aeroporto construído pela China no Sul de Moçambique 529O novo aeroporto de Chongoene, que se erguerá na província de Gaza, sul de Moçambique, deverá ficar concluído seis meses mais tarde do que o previsto, devido aos condicionalismos impostos pelo novo vírus COVID-19, adiantou o director provincial dos Transportes e Comunicações.
Obras decorrem a «meio gás» devido às implicações do COVID-19
Segundo o jornal ‘Notícias de Maputo‘, as obras de construção do aeroporto estão a «decorrer a meio gás» – as palavras são de Alberto Matusse. O director explicou que tal se deve ao facto de uma das primeiras medidas que as empresas envolvidas adoptaram foi impedir o regresso a Moçambique dos trabalhadores chineses que se tinham deslocado para o seu país em gozo de férias ou para comemorar as celebrações do Ano Novo Lunar.
Das 3 empresas subcontratadas para este empreendimento, a responsável pela construção dos terminais, estrada de acesso ao aeroporto e todo o arranjo paisagístico da parte externa do terminal de passageiros como parque de estacionamento e jardins, tem 42 trabalhadores chineses, incluindo os da empresa fiscalizadora que integra 146 moçambicanos. Destes moçambicanos, 12 são de fora de Gaza e a medida que se tomou, em razão da declaração do estado de emergência, foi dispensá-los, explica o matutino moçambicano.
Os condicionalismos têm levado assim a uma significativa redução no ritmo dos trabalhos, desde os terminais, passando pela pista, até à vedação, pois as empresas envolvidas não estão a receber os equipamentos e outros materiais que deviam provir da China. O prazo de construção do aeroporto estipulado no caderno de encargos era de 36 meses, a contar de Outubro de 2018 a 30 de Março de 2021, data em que o empreiteiro procederia à entrega da obra ao governo da China que, por sua vez, a passaria ao seu homólogo de Moçambique.
A primeira pedra para a construção deste aeroporto foi lançada no início de Outubro de 2018, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente de Moçambique Filipe Nyusi e do embaixador da China em Moçambique, Cui Aimin.
Com Macauhub e Notícias de Maputo
Photo credit – “Construction site background” by Scaffold Pole is licensed under CC BY 2.0