ANTRAM

COVID-19: Portugal e Espanha assinalam esta Quarta-feira a reabertura de fronteira

Terrestre Comentários fechados em COVID-19: Portugal e Espanha assinalam esta Quarta-feira a reabertura de fronteira 305
Tempo de Leitura: 2 minutos

Portugal e Espanha vão assinalar a reabertura da sua fronteira nesta próxima Quarta-feira (dia 1 de Julho), com cerimónias ao mais alto nível, em Badajoz e Elvas, com especial simbolismo político, juntando os chefes de Estado e de Governo dos dois países ibéricos, adiantou a agência Lusa. É mais um passo de normalização, após o pico pandémico de COVID-19, já ultrapassado por ambos os países.

Fronteira esteve encerrada durante 3 meses e meio devido à COVID-19

A fronteira luso-espanhola, recorde-se, esteve encerrada três meses e meio devido à pandemia de Covid-19, com pontos de passagem exclusivamente destinados ao transporte de mercadorias e a trabalhadores transfronteiriços. Horas após consumada a reabertura, nesta Quarta-feira, terão lugar as cerimónias oficiais, com a participação do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do Rei de Espanha, Felipe VI, do primeiro-ministro português, António Costa, e do chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, primeiro, em Badajoz, e depois em Elvas, distrito de Portalegre.

De acordo com o programa hoje divulgado – e noticiado pela Lusa – pelas 09:30 de Portugal (10:30 em Espanha) ocorrerá a realização de uma cerimónia no Museu Arqueológico de Badajoz, em que serão executados os hinos dos dois países e haverá uma fotografia de família. Quinze minutos mais tarde, decorrerá uma cerimónia similar, desta feita no Castelo de Elvas.

Recorde-se que a ministra da Indústria, Comércio e Turismo espanhola, Reyes Maroto, começou por anunciar a reabertura das fronteiras com Portugal para o dia 22 de Junho, um anúncio ao qual o Executivo luso reagiu com indisfarçável surpresa; após reconsideração e diálogo entre as partes, ficou acertada como data de reabertura o dia 1 de Julho. A reabertura da fronteira será assim oficializada esta Quarta-feira.

Espanha, ao contrário de Portugal, foi um dos países mais atingidos pela pandemia de Covid-19, doença provocada por um novo coronavírus detectado (oficialmente) em Dezembro do ano passado no centro da China. Dado mais recentes (de estudos às águas residuais de certas regiões de Itália) indicam que o vírus já circulava pelo continente europeu, pelo menos, desde os finais de 2019.

Com Lusa

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com