CP receberá 5,1 milhões de euros para «financiamento da aquisição de material circulante»

Terrestre Comentários fechados em CP receberá 5,1 milhões de euros para «financiamento da aquisição de material circulante» 159
Tempo de Leitura: 1 minutos

A CP – Comboios de Portugal receberá, do Fundo Ambiental, um valor até 5,1 milhões de euros destinado ao «financiamento da aquisição de material circulante», segundo consta na versão preliminar do Orçamento do Estado para o próximo ano.

Assim, o rascunho do Orçamento do Estado (OE) a que a Lusa teve acesso dá conta de uma «transferência de receitas do Fundo Ambiental, até ao limite de 5.103.000 euros para a CP – Comboios de Portugal, E. P. E., para financiamento da aquisição de material circulante».

Recorde-se que, em Outubro de 2018, o Governo deu luz verde para que a CP gastasse 168,2 milhões de euros em 22 novos comboios, segundo uma resolução do Conselho de Ministros aprovada em Diário da República. O diploma explicita que a maioria do investimento em questão será garantida por verbas comunitárias, num total de mais de 109 milhões de euros do FEDER e do Fundo de Coesão (período 2021-2027). O restante montante, que ascende aos 58,8 milhões de euros, será pago com recurso a verbas nacionais, nomeadamente do Fundo Ambiental, adianta o documento.

CP pode recorrer a empréstimo

Tendo em conta que a disponibilidade destas verbas nem sempre coincide com as necessidades de pagamento aos fornecedores, o Executivo, explica a Lusa, contempla a hipótese de a CP recorrer a uma empréstimo da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças «por adiantamento das verbas a transferir pelo Fundo Ambiental, a reembolsar até 2026 e a ser pago através das referidas transferências anuais provenientes do Fundo Ambiental», detalha a resolução.

Com SIC Notícias e Lusa

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com