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Crescimento exponencial de Gás Natural: uma nova aposta do Porto de Sines

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O ano de 2019 revelou-se tremendamente positivo para o Porto de Sines no que concerne à actividade de um das suas infra-estruturas de referências: o Terminal de Gás Natural de Sines. A plataforma «obteve uma excelente performance em 2019, registando um crescimento de 44,5%, face ao período homólogo, ultrapassando os 4 milhões de toneladas, o que lhe permitiu reforçar a sua posição de principal porta de entrada de GNL no país, sendo responsável por cerca de 90% do consumo nacional», vincou a administração portuária.

terminal gnl sinesNem tudo foram rosas no mar de 2019: tal como a Revista Cargo havia já noticiado, a crescente descarbonização da economia teve impacto nos índices de movimentação do Porto de Sines, reflectindo-se em dois dos principais segmentos de carga – Granéis Líquidos, com as ramas a registarem um decréscimo de 16%, face à redução de recepção de matéria prima por parte da Refinaria de Sines; nos Granéis Sólidos, a redução do recurso ao carvão para produção de energia, privilegiando energias mais limpas levou a um decréscimo de 39%.

Na sequência da reconfiguração de alguns serviços de linhas regulares e da renegociação de condições laborais, o Terminal XXI registou um decréscimo de 18,7%, tendo, ainda assim ultrapassado a barreira dos 1.4 milhões de TEU, «preservando a sua posição enquanto principal terminal de contentores do país», enfatizou a APS. Para 2020, as expectativas são de «franca recuperação» face aos índices de 2019, a reboque da expansão que será levada a cabo pela concessionária – PSA Sines, que duplicará a capacidade instalada do terminal para 4.1 milhões de TEU.

«Para 2020, as previsões apontam para que se mantenha a tendência na quebra dos produtos energéticos, quebra esta que será compensada por um forte incremento, não só na carga contentorizada, mas também e em linha com o que foi referido, no GNL – Gás Natural Liquefeito», apontou a APS.

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