Cruzeiros Porto de Lisboa

Cruzeiros regressam aos portos nacionais a partir desta Segunda-feira

Marítimo Comentários fechados em Cruzeiros regressam aos portos nacionais a partir desta Segunda-feira 305
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Administração do Porto de Lisboa (APL) informou, em comunicado, que, a partir desta Segunda-feira, 17 de Maio, o movimento de passageiros de cruzeiros volta a ser autorizado nos portos do território nacional continental, como no Terminal de Cruzeiros do Porto de Lisboa.

Cruzeiros voltam aos portos de Portugal

Nos termos do Despacho conjunto 4957-B/2021, de 14 de Maio de 2021, pelos Ministérios da Defesa Nacional, da Administração Interna, da Saúde e das Infra-estruturas e da Habitação, voltam assim os cruzeiros. Desde as 00:00 horas do dia 17 e até às 23:59 horas do dia 30 de Maio, «é permitido o embarque, desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro em portos localizados em território nacional continental, com excepção de passageiros cuja origem ou destino sejam países para os quais só se admite a realização de viagens essenciais».

Para os passageiros poderem beneficiar desta medida, explicou a APL no comunicado, «é necessária a apresentação de comprovativo de realização de teste molecular por RT-PCR, para despiste da infecção por SARS-COV-2 com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores à hora do embarque ou desembarque, conforme o caso». A exigência de comprovativo não é aplicável a crianças com menos de 24 meses de idade.

Lembra ainda a APL que, no actual contexto de Situação de Calamidade, «qualquer movimentação de passageiros e tripulantes está sujeita à análise prévia das autoridades de Saúde». As forças de segurança e o SEF procederão à fiscalização do cumprimento deste despacho conjunto 4957-B/2021.

Porto de LisboaNeste contexto, a concessionária do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, a Lisbon Cruise Port (LCP), juntamente com a Autoridade de Saúde e com a colaboração com a APL, já dispõe de um Protocolo de Segurança e Higiene, que será revisto pelas autoridades envolvidas sempre que necessário, assegurando todas as condições para retomar a operacionalidade integral do Porto de Lisboa «em condições máximas de segurança».

O protocolo funcionará em articulação com os protocolos das companhias e de todas as entidades que intervêm na operação do navio. «As companhias de cruzeiro e os Governos/autoridades de Saúde e Portos dos vários países europeus têm vindo a trabalhar em conjunto na elaboração de protocolos de higiene e segurança com vista ao reinício da actividade, com definição de procedimentos muito rigorosos de controlo da disseminação do vírus, tanto da parte do navio como da parte dos portos/terminais», salienta a administração portuária. Os protocolos incidem sobre a triagem pré-embarque e a bordo, o distanciamento social responsável, o reforço das medidas de saneamento, o reforço dos recursos médicos a bordo e excursões

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com