‘CTT e-Commerce Report’: comércio electrónico cresceu 17% até aos 5 mil milhões de euros em 2018

Empresas, Logística Comentários fechados em ‘CTT e-Commerce Report’: comércio electrónico cresceu 17% até aos 5 mil milhões de euros em 2018 225
Tempo de Leitura: 3 minutos

O e-commerce em Portugal registou em 2018 um crescimento de 17%, alcançando um valor total na ordem dos cinco mil milhões de euros. Esta é a principal conclusão do ‘CTT e-Commerce Report 2019’, divulgado esta Sexta-feira na quarta edição do ‘CTT e-Commerce Day’.

O relatório conclui também que há mais portugueses a comprar online: 46% dos portugueses fizeram pelo menos uma compra online durante 2018 (mais 10% que em 2017), equiparando Portugal à média dos países do Sul da Europa (47%). Aumentou também o número de compras de produtos (13,8 compras anuais, mais 14% que em 2018), associado ao aumento do número médio de produtos por compra e ao aumento da sua frequência.

Conclusões espelham «crescimento do comércio electrónico em Portugal»

Para Alberto Pimenta, Director de e-Commerce dos CTT, estas conclusões «mostram bem o crescimento do comércio electrónico em Portugal, que assume um papel cada vez mais relevante nos hábitos de compra dos portugueses. Os CTT querem continuar a liderar o crescimento deste segmento, em colaboração com startups e outras empresas e lançando soluções inovadoras que propiciem uma excelente experiência de compra».

A compra online é comandada pelo preço e pela mobilidade. O smartphone é canal por excelência onde ocorre a transacção, seja na pesquisa (86%), seja no pagamento (80%), seja na notificação e combinação da entrega. Por outro lado, o preço é o principal driver que leva à compra online, seja sobre a forma de descontos face às lojas físicas (68%), ou promoções (62%).

CTT e-Commerce Report: peso das compras em canais online em claro crescendo

O peso das compras em canais online tem vindo a aumentar: 38% dos ebuyers revelam que as compras online já superam as compras em lojas físicas. E de entre os canais de compra online preferidos, 68% dos ebuyers revelam preferir comprar nos marketplaces em detrimento das lojas online das marcas (41%). Apesar do crescimento das compras online, a experiência omnicanal tem de ser olhada como uma realidade do comércio em geral. Cerca de 97% dos ebuyers portugueses revelam que compram nos canais online, mas também nas lojas físicas.

No domínio das entregas das suas encomendas online, o e-buyer português privilegia mais a previsibilidade da entrega, em termos de dia (52%) e hora (47%), do que o tempo de entrega (39%). De destacar, no entanto, que persistem e são reveladas quer pelos e-buyers quer pelos e-sellers as expectativas e tendências da entrega gratuita, da maior rapidez e da maior conveniência em termos de novas opções de locais de entrega, para além do domicílio, que não deixa de continuar a ser a mais preferida pelos e-buyers (87%). Destaque para as opções de entrega alternativas em ‘pontos de conveniência’ (cerca de 60%), ‘local de trabalho’ (46%), click&collect (37%) e ‘cacifos automáticos e outras soluções’ (29%).

Larga maioria dos e-sellers espera crescer mais de 10% nos próximos seis meses

Em termos de perspectivas de crescimento por parte dos e-sellers portugueses no futuro próximo, cerca de 82% dos e-sellers apontam crescer mais de 10%, dentro dos quais 32% estimam crescer acima dos 20%. O retalho online, onde os marketplaces, a par da internacionalização, tendem a assumir-se como canais cada vez mais relevantes, continuará a crescer claramente acima do retalho físico: 73% dos membros do painel prevêem crescimento até 10% acima, e 19% estimam crescimento entre 10% e 50% acima.

Prevêem-se crescimentos significativos para a época alta de 2019, em resultado das campanhas Black Friday, Cyber Monday, Singles Day e Natal. Cerca de 60% dos e-sellers inquiridos prevê um crescimento entre 20% e 50%, em relação aos valores médios do resto do ano,  enquanto os outros 40%  apontam para crescimentos de vendas ainda superiores.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com