Cabo Verde inter ilhas

Depois da privatização da TACV, Cabo Verde volta-se para o mar (e a China espreita!)

Aéreo, Marítimo Comentários fechados em Depois da privatização da TACV, Cabo Verde volta-se para o mar (e a China espreita!) 610
Tempo de Leitura: 2 minutos

O sector dos transportes de Cabo Verde vive dias absolutamente decisivos. Depois de lançado o processo de privatização da companhia aérea TACV, o governo volta-se agora para o mar e prepara-se para também aí fazer mudanças profundas.

Recorde-se que, e tal como a Revista Cargo aqui noticiou, o governo de Cabo Verde anulou recentemente os concursos internacionais para a entrega em regime de sub-concessão dos estaleiros navais da Cabnave (São Vicente), atribuída pelo governo anterior ao Grupo ETE. O mesmo foi decidido em relação aos principais portos do país, que se preparavam para ficar nas mãos do grupo francês Bolloré.

O site ‘macauhub’ cita o ‘Africa Monitor Intelligence’ e salienta que as decisões recentes de anular processos já adiantados se deveu a pressões de empresários cabo-verdianos mas também a manifestações de interesse estrangeiro, nomeadamente da China – recorde-se que o governo chinês assinou um acordo com Cabo Verde para a construção de uma Zona Económica Especial (ZEE) na ilha de São Vicente.

tacv aviãoEssa ZEE integraria, por exemplo, os estaleiros navais da Cabnave a fim de garantir, além do fornecimento de serviços de logística, a reparação e manutenção das suas embarcações de pesca que operam na costa ocidental africana, adiantou a mesma fonte. Também o concurso para a sub-concessão dos portos da Praia e do Mindelo, ganho pela multinacional francesa Bolloré, foi alvo de contestação por parte dos empresários nacionais.

No transporte aéreo, o governo avançou com a parceria com a espanhola Binter para a operação de voos domésticos da TACV, o que já está a acontecer. Depois, em Agosto, o governo avançou igualmente com o processo de privatização da TACV Internacional e assinou com a Icelandair Group um contrato de gestão da operação internacional.

 

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com