Dachser ia

Dachser cria Centro de Competência dedicado à Inteligência Artificial e à Data Science

Empresas, Logística Comentários fechados em Dachser cria Centro de Competência dedicado à Inteligência Artificial e à Data Science 213
Tempo de Leitura: 3 minutos

A Dachser detém, desde o início de Junho, um novo Centro de Competência especializado em data science e machine learning, instalado na sua casa-mãe em Kempten, na Alemanha. Esta nova estrutura, explicou a empresa, reúne todo o conhecimento adquirido pela multinacional de logística, ao longo dos anos, na área de Inteligência Artificial (IA), nomeadamente através da sua experiência em projectos de pesquisa e inovação.

Dachser: Importância da IA e machine learning «continuará a crescer»

 Dachser IA«A importância da IA, do machine learning e da data science para transporte, logística e gestão da cadeia de abastecimento continuará a crescer nos próximos anos e, como tal, a Dachser continuará focada em fortalecer os seus conhecimentos nestas importantes áreas e expandir a sua capacidade de implementar e operar aplicações de aprendizagem automática», declarou Stefan Hohm, chief development officer da multinacional.

O novo centro assume, por isso, a missão de desenvolver ferramentas de machine learning, actuando como um ponto de contacto central entre todas as agências e diferentes divisões da empresa. Refira-se, a este nível, que a Dachser produz, diariamente, grandes volumes de dados, sendo estes a matéria-prima deste novo centro, informação crucial para o desenvolvimento de novas tecnologias de Inteligência Artificial. «Faremos um uso ainda melhor desses dados no futuro, informação que nos ajudará a encontrar e implementar novas soluções para uma ampla variedade de casos», comentou ainda Florian Zizler, líder de equipa do novo Centro de Competência.

Um exemplo de aplicação específica do trabalho do recém-criado centro é um produto de IA desenvolvido e implementado como parte do Dachser Enterprise Lab e que utiliza técnicas de machine learning para estimar, com até 25 semanas de antecedência, os volumes de entrada de mercadoria numa agência de transporte terrestre. «Os nossos dados remontam a 2011 e o foco está nos dados históricos de envio«, explica Zizler. E acrescenta: «complementamos esse conjunto de dados com informações de calendário, como feriados ou férias escolares, o que nos permite que o modelo reconheça os padrões sazonais que são tão importantes no transporte terrestre». «Para antecipar com mais precisão as tendências, integramos, também, uma ampla variedade de índices económicos», concluiu. Como resultado, a Dachser consegue fornecer aos colaboradores das suas agências um apoio valioso para a tomada de decisões relacionadas com o planeamento da capacidade sazonal.

Recolha de dados optimizada em parceria com startup

Focada na procura de soluções inovadoras para a digitalização e para a optimização dos processos, a Dachser tem colaborado com várias startups de logística. A mais recente parceria diz respeito à startup MotionMiners, criada por três ex-funcionários do Instituto Fraunhofer e que fornece uma tecnologia que facilita a recolha de dados, em tempo real, relativamente a fluxos e ambientes de trabalho, salvaguardando os dados dos funcionários.

Acrescente-se que, para melhorar a compreensão das etapas de trabalho nos terminais de trânsito, foi testado um novo método, visando elevar a qualidade dos processos – o que deverá ter, também, um impacto positivo para uma nova e mais eficiente ergonomia de trabalho. Na prática, foram realizadas, nos últimos meses, medições em cinco agências da Dachser, na Alemanha, recorrendo a sensores móveis que recolhem dados anónimos. Neste processo, os colaboradores usaram sensores que tinham como objectivo rastrear o movimento para optimizar as actividades de intralogística.

O Dachser Enterprise Lab mantém uma estreita colaboração com o Fraunhofer IML, em Dortmund, com o objectivo de encontrar projectos de pesquisa e desenvolvimento que impulsionem a rede da empresa. Esses projectos envolvem, principalmente, tecnologias digitais como data science, machine learning, padrão de comunicações móveis 5G, conectividade, veículos autónomos e sistemas de warehouse adaptáveis. O conhecimento gerado através destas parcerias será, agora, agregado no novo Centro de Competência de data science e machine learning da multinacional.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com