Dachser _Megatrailer

Dachser dá início ao processo de conversão de frota da divisão European Logistics

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A Dachser tem vindo a converter a frota de semi-reboques utilizada pela divisão European Logistics, no sentido de optimizar a capacidade de utilização e, simultaneamente, melhorar a pegada ecológica dos seus transportes. A multinacional de logística tem, por isso, e desde Abril de 2021, optado pelo modelo de semi-reboques mega (megatrailers), sempre que necessita de adquirir novos semi-reboques.

Devido às maiores dimensões em termos de espaço para carga – ainda que apresentem o mesmo comprimento e largura que o modelo tradicional –, os semi-reboques mega permitem economizar mais combustível, especialmente em longas distâncias, comparativamente aos semi-reboques tradicionais. Nesta primeira fase, a empresa tem apostado na conversão da frota do seu país de origem, Alemanha, num investimento que deve ficar concluído até 2027 e que se materializará num total de cerca de 680 novos megatrailers.

Dachser_MegatrailerNos próximos anos, a Dachser começará, paralelamente, a substituir as suas frotas nos restantes 24 países europeus onde está presente através da divisão European Logistics. Para Portugal e Espanha, a Dachser Iberia prevê apresentar, em breve, um plano de adaptação a esta iniciativa estratégica. «O factor limitativo no negócio de grupagem não é, geralmente, o peso total máximo permitido de 40 toneladas, mas o volume de carregamento disponível», explica Christian Schütz, department head technics/technical purchase da Dachser.

«Mais espaço de carga significa melhor utilização da capacidade que, no caso do semi-reboque mega, pode chegar até 18 por cento. Isto representa uma maior eficiência na actividade e, também, uma melhoria da nossa pegada de carbono, já que permite economizar viagens», acrescenta o responsável. Os megatrailers têm o mesmo comprimento e largura de um semi-reboque tradicional e a sua altura total permanece abaixo dos quatro metros. No entanto, estes veículos apresentam 20 centímetros adicionais de altura interna, já que a área de carga fica a pouco menos de um metro acima da superfície da estrada. A configuração resulta num total de 8 metros cúbicos adicionais em termos de espaço para carga, comparando com os semi-reboques tradicionais. Com possibilidade de carregamento em duplo estrado, o semi-reboque mega oferece, assim, espaço para 67 euro paletes.

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