Dachser Comboio de Mercadorias China-Europa

Dachser fez história: comboio de mercadorias completou viagem inédita da China à Europa

Logística, TerrestreComentários fechados em Dachser fez história: comboio de mercadorias completou viagem inédita da China à Europa527
Tempo de Leitura: 2 minutos

Dachser Comboio de Mercadorias China-EuropaUma viagem inédita da China à Europa. Foi assim que, pela primeira vez na história da Dachser, um comboio de mercadorias completou a rota da China até à Alemanha. Com 50 contentores de 40 pés (FEU), o transporte chegou à cidade de Ludwigshafen, na Alemanha, no final de Dezembro, tornando-se no primeiro da multinacional de logística a completar o percurso na direcção ocidental.

Neste novo trajecto, a equipa da Dachser China coordenou todo o processo com o operador ferroviário, incluindo a recolha da mercadoria, a entrega no terminal e o despacho aduaneiro. Posteriormente, em Ludwigshafen, a filial de Mannheim da Dachser organizou a distribuição dos contentores pela rede terrestre da empresa, em outras cidades alemãs e na Europa. «A pandemia e a consequente escassez da capacidade de transporte aéreo e marítimo levaram a uma maior procura do transporte ferroviário. Outro factor que impulsionou esta época alta no mercado asiático foi a proximidade do Ano Novo Chinês», explica Vedat Serbet, Rail Services Manager EMEA da Dachser.

Uma alternativa eficiente e competitiva

Recorde-se que, em 2020, a Dachser já tinha criado uma linha de transporte ferroviário regular para produtos químicos na direcção oriental, de Frankfurt à China. Explica a empresa que a ‘Nova Rota da Seda‘, que liga a China à Europa através de Erenhot, na Mongólia, passando pela Rússia, Bielorrússia e Polónia, «assegura uma rota terrestre com condições estáveis para transportar, por exemplo, produtos químicos. Simultaneamente, esta solução é uma alternativa eficiente e rentável ao transporte aéreo e marítimo».

«O transporte por via ferroviária é altamente seguro em termos de programação e permite aos clientes evitar as tarifas voláteis de frete marítimo ou os cancelamentos repentinos dos voos. Por último, mas não menos importante, este meio de transporte é mais acessível que o transporte aéreo», concluiu ainda Vedat Serbet, citado por um comunicado da empresa, ao qual a Revista Cargo teve acesso.

Dachser oferece serviço de grupagem rail entre a China e Portugal

Os clientes da Dachser Portugal têm, também, acesso a este serviço ferroviário, que acaba por ser uma alternativa economicamente mais vantajosa em relação à carga aérea e mais rápida que o transporte marítimo. Para importação da China, o operador de logística global disponibiliza, para além do serviço FCL (contentor completo), um serviço de grupagem rail com consolidação própria na China.

Ou seja, a Dachser agrupa a carga de vários clientes num mesmo contentor. Esta opção revela-se particularmente útil para cargas mais pequenas, que não preenchem um contentor completo. Neste caso, a mercadoria segue por rail da China para um terminal em Hamburgo, na Alemanha, onde é desconsolidada e reexpedida para Portugal, aproveitando a rede de transporte terrestre European Logistics da empresa.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com