vision van mercedes mercedes-benz daimler

Daimler prepara ofensiva eléctrica com um furgão e dois camiões

Veículos Comentários fechados em Daimler prepara ofensiva eléctrica com um furgão e dois camiões 714
Tempo de Leitura: 3 minutos

A mobilidade eléctrica continua na ordem do dia no sector do transporte rodoviário, especialmente depois da entrada em cena da Tesla no mundo dos camiões, com o recém apresentado Tesla Semi. Atenta a esta realidade e sempre na vanguarda, a Daimler planeia lançar uma ofensiva neste campo e promete investir mais de 10 mil milhões de euros na expansão da sua oferta de veículos eléctricos, mostrando a ambição de ter 10 novos veículos com esta propulsão no seu portfolio até 2025 (dos quais um furgão eléctrico e dois veículos pesados).


Vision Van, o novo furgão eléctrico

vision van mercedes mercedes-benz daimler

Neste âmbito, um dos modelos destacados pela Daimler é a Vision Van, que defende ser o primeiro furgão do mundo que funcionará como o centro de uma cadeia de abastecimento totalmente digital. Os planos da fabricante para este furgão passam por ter aqui um modelo com o espaço de carga automatizado e que, associado a dois drones (com alcance até 10 quilómetros), tornará todo o processo de transporte e entrega totalmente automatizado.

A nível de potência, a Daimler aponta para 75kW e um alcance de até 270km. Isto junta-se ao facto de não ter emissões e funcionar (virtualmente) em silêncio, algo que leva a marca a considerar a Vision Van como o veículo ideal para entregas na última milha.

A nível de funcionamento, a marca também tem tudo pensado para afastar o cepticismo que esta solução possa acarretar. Assim, garante a Daimler, a Vision One funcionará através de algoritmos que controlam não só a escolha de pedidos e o carregamento das encomendas, como também o sistema de gestão de espaço de carga (totalmente automatizado), e ainda planeiam as rotas para o veículo e para os drones de entrega.

Camião Eléctrico Mercedes-Benz

Outro dos veículos apresentados como solução eléctrica para o futuro do transporte de mercadorias é o Camião Eléctrico da Mercedes-Benz, que incorpora a última tecnologia ao nível de mobilidade eléctrica e é encarado pela marca como ideal para fazer a distribuição pesada num curto raio, juntando no mesmo veículo mobilidade eléctrica e conectividade.

Com ele vem a promessa de um desempenho equivalente a um motor a diesel, pacote de baterias modular de lítio e um peso bruto de 26 toneladas, associando tudo isto à ausência de emissões e ao silêncio.

A nível de características, a Daimler refere que o camião possui um eixo traseiro alimentado electricamente e motores eléctricos directamente adjacentes aos cubos das rodas, possuindo uma potência máxima de 2 x 125 kW, com um binário de 2 x 500Nm.

A fabricante deixa desde já a garantia de preços competitivos (apesar de não avançar com valores) para o modelo que sairá até 2025.

Fuso eCanter

Mais perto dos clientes está já a ‘portuguesa’ FUSO eCanter, cuja produção em série na Europa teve início em Julho passado na fábrica da Mitsubishi FUSO Trucks do Tramagal – juntando-se à unidade que fabrica o modelo em Kawasaki, no Japão. Um modelo que tornou desde logo a Daimler no primeiro fabricante global a produzir um camião totalmente eléctrico em série.

Este modelo já está inclusivamente a ser testado por vários operadores de referência estando prevista ainda a integração de mais 25 unidades na cadeia de lojas de conveniência Seven-Eleven, no Japão.

Após o início de produção, ainda em pequena escala, a Daimler planeia iniciar em breve a produção a larga escala da eCanter. E os testes já no terreno serão essenciais para tirar as devidas conclusões.

Se o futuro é eléctrico, a Daimler estará lá!



Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com