Daimler Trucks já testa o ‘platooning’ nas auto-estradas dos EUA

Terrestre, Veículos Comentários fechados em Daimler Trucks já testa o ‘platooning’ nas auto-estradas dos EUA 410
Tempo de Leitura: 2 minutos

A fabricante norte-americana Daimler Trucks já testa camiões conectados em modo ‘platooning’ nas estradas públicas dos Estados Unidos da América. O anúncio foi feito pela empresa durante o evento ‘North American Commercial Vehicle Show’, que arrancou no passado dia 24 e prologar-se-á até dia 28 de Setembro, em Atlanta. O método tem sido estudado pelas comunidades científica e empresarial da esfera automóvel, tendo até agora revelado diversos benefícios.

Daimler Trucks aprofunda ‘platooning‘ para liderar implementação da solução

O ‘platooning‘ – cada vez mais testado nos dias que correm – tem-se revelado um método de condução efectivo que reduz o consumo de combustível (devido ao menor atrito provocado pelo ar), diminui os níveis de congestão rodoviária e as colisões e permite que grande parte dos percursos seja efectuada no chamado ‘following mode’, sem recurso a intervenção directa de um condutor humano. A conectividade e automatização propiciadas pelo método aumentam os índices de segurança dos elementos do grupo e facilitam o trabalho do condutor.

A Daimler Trucks North America (DTNA) iniciou agora a fase de testes em Oregon garantida que foi, junto do Departamento de Transportes de Oregon, a licença para operar o ‘platooning‘ – numa primeira abordagem, a DTNA efectuará o chamado ‘pairing‘, para testar a tecnologia ‘platooning‘ com dois Freightliner New Cascadia conectados entre si. Conforme explicou a DTNA no evento que ocorre em Atlanta, esta é uma resposta ao crescente interesse dos clientes em abordagens autónomas e inter-conectadas no que toca ao transporte rodoviário.

Tecnologia «significa mais eficiência e mais segurança», diz CEO da DTNA

A DTNA revelou ainda que se encontra a estudar os efeitos do ‘platooning‘ nas operações da frota (expedição, logística e até mesmo treinamento de motoristas) e a explorar as potencialidades de uma total conexão digital entre camiões no contexto do transporte rodoviário de mercadorias. «Notamos o crescente interesse dos clientes no ‘platooning‘. Esta tecnologia significa mais eficiência e mais segurança», declarou Roger Nielsen, CEO da DTNA, relembrando outro facto importante: «Esta tecnologia não serve para substituir os condutores, mas sim para os ajudar».

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com