
DB Cargo define meta: até 2020, todos os seus vagões estarão conectados digitalmente
Terrestre 28 Agosto, 2019 Comentários fechados em DB Cargo define meta: até 2020, todos os seus vagões estarão conectados digitalmente 356A alemã DB Cargo encontra-se em pleno processo de digitalização da sua actual frota de vagões. Até 2020, revelou a empresa, toda a sua frota (de cerca de 68.000 vagões) estará conectada ao mundo digital. A empresa investiu vários milhões na transformação de seus vagões analógicos.
DB Cargo equipa vagões com múltiplos sensores
Segundo a companhia, que faz parte da Deutsche Bahn, toda a frota de vagões deverá ser equipada com GPS e vários sensores. Através de um módulo de telemática, como o GPS, RFID e etiquetas NFC, os vagões analógicos serão transferidos para o mundo digital, totalmente conectados em rede.
A composição, equipada com os apetrechos digitais, transmitirá sinais via rádio móvel durante a condução e durante eventos como o arranque, paragens ou um impactos. Esse trunfo tecnológico pode ser usado para determinar informações úteis sobre a condição da carga transportada, a temperatura, a humidade ou até mesmo o movimento de mercadorias sensíveis durante a viagem.
«Vagões inteligentes tornam o transporte ferroviário mais sustentável»
«Os vagões inteligentes tornam o transporte ferroviário de mercadorias mais moderno e sustentável», comentou o director de produção da DB Cargo,
Marek Staszek. «Os nossos clientes beneficiam de cadeias logísticas mais controláveis, maior qualidade de transporte e tempos de chegada previsíveis. Ao respeitarmos isso, pretendemos transferir permanentemente mais tráfego para as ferrovias ecológicas e dar a nossa contribuição para uma ferrovia forte na Alemanha e na Europa», acrescentou ainda Marek Staszek.