DB Schenker e Einride já operam com recurso ao camião autónomo e eléctrico ‘T-Pod’

Terrestre Comentários fechados em DB Schenker e Einride já operam com recurso ao camião autónomo e eléctrico ‘T-Pod’ 447
Tempo de Leitura: 2 minutos

A força logística alemã DB Schenker e a construtora sueca Einride testaram – já em termos comerciais – o modelo T-Pod, nas instalações da subsidiária da Deutsche Bahn AG localizadas em Jönköping, na Suécia. O T-Pod, desenhado pela Einride aqui já analisado pela Revista Cargo, trata-se de um camião totalmente eléctrico e autónomo.

O modelo T-Pod viajou continuamente entre dois armazéns, com sucesso: um sucesso que, segundo ambas as empresas, pode realmente abrir as portas de uma transição sustentável no contexto do transporte rodoviário de mercadorias. «Na Schenker, estamos a trabalhar a todo vapor em prol de uma logística sustentável e inovadora», afirmou Jochen Thewes, CEO da DB Schenker, na sequência do teste.

Para tal, explicou Thewes, «a condução autónoma será cada vez mais importante. Juntamente com a Einride, queremos levar o primeiro camião autónomo e totalmente eléctrico para as vias públicas num futuro próximo e, assim, estabelecer novos padrões para a logística do futuro», acrescentou.

«O transporte rodoviário pesado é responsável por uma parte substancial das emissões globais de CO2. Ao substituirmos o diesel por electricidade, reduzimos as emissões de CO2 em 90%. Estamos felizes e gratos pelo facto de a DB Schenker ter escolhido fazer parte desta revolução», disse Robert Falck, CEO e fundador da Einride, lembrando que as duas companhias aliaram-se em Abril deste ano para implementar o T-Pod nas vias suecas.

O T-pod projectado pela Einride não possuiu uma cabine de motorista mas é supervisionado e pode ser operado remotamente por um operador humano, a centenas de quilómetros de distância – este facto permite deter uma maior capacidade de carga, maior flexibilidade, menores custos de produção, menores custos operacionais e um consumo de energia optimizado, permitindo, inclusivamente, que o T-pod funcione apenas com baterias.

Veja aqui o vídeo:

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com