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DB Schenker e Lufthansa Cargo operam o primeiro voo de carga neutro em CO2

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A DB Schenker anunciou o lançamento do primeiro voo de carga de aviação comercial operado 100% com combustível de aviação sustentável (SAF). A operação neutra em termos de CO2, tornada possível pela cooperação do principal fornecedor de logística e da Lufthansa Cargo, teve lugar entre Frankfurt e Xangai a bordo de um Boeing 777F e transportou mercadorias da Siemens Healthineers AG, entre outras.

A DB Schenker e a Lufthansa Cargo acordaram trocar pontos de vista sobre questões ambientais a fim de promover soluções conjuntas, incluindo a utilização de combustíveis alternativos aos combustíveis fósseis para o transporte aéreo de carga.

DB Schenker e Lufthansa Cargo focadas na «protecção climática»

DB Schenker«Apesar de estarmos no meio da mais grave crise de sempre a afectar o sector da aviação, a Lufthansa Cargo e a DB Schenker assumiram a sua responsabilidade pela protecção climática e já operaram o seu primeiro voo de reabastecimento entre Frankfurt e Xangai. Isto diz-nos que, apesar das actuais preocupações, as empresas continuam a olhar para o futuro e estão a implementar medidas importantes para tornar a aviação mais sustentável», comentou Andreas Scheuer, Ministro dos Transportes, Construção e Desenvolvimento Urbano do Governo Federal Alemão.

«No transporte aéreo, estamos realmente avançados em termos de protecção ambiental. Isto é demonstrado pelo desenvolvimento do primeiro voo de carga neutro em termos de CO2», explicou Jochen Thewes, CEO da DB Schenker. «O lançamento do programa de voo que planeámos para o verão de 2021 permitir-nos-á oferecer um transporte aéreo sem gases com efeito de estufa como um produto regular. Como fornecedor de logística, somos a ligação entre a indústria de carga e as companhias aéreas, permitindo-nos tornar a protecção climática uma realidade neste sector», salientou.

«Estou convencido de que existe uma grande procura para este tipo de transporte amigo do ambiente, e esperamos dar o exemplo nestes termos», disse ainda Jochen Thewes. Peter Gerber, CEO da Lufthansa Cargo, também analisou este desenvolvimento: «Com este voo, estamos empenhados em aumentar a investigação e a utilização de SAF para que, no futuro, estejam disponíveis quantidades suficientes do combustível alternativo para as empresas. Além de investir numa frota de carga moderna, o nosso empenho neste voo sem emissões também contribui para a ‘Acção Climática’ promovida pelas Nações Unidas. A Lufthansa Cargo leva muito a sério a sua responsabilidade empresarial», vincou.

Combustível sintético para satisfazer as exigências do planeta

O SAF é essencialmente querosene sintético sustentável. É actualmente produzido a partir de biomassa, tal como óleos vegetais e de cozinha sustentáveis ou recicláveis. Espera-se que no futuro também estejam disponíveis combustíveis renováveis não vegetais. O processo de produção mais conhecido é o chamado processo power-to-liquid (PtL), baseado em electricidade renovável, água e CO2.

lufthansa cargoAo utilizar SAF, explicou a DB Schenker, evitam-se as emissões fósseis de CO2 de um voo operado com querosene convencional. Durante a combustão no motor, apenas é libertado CO2 previamente removido da atmosfera, por exemplo, do crescimento das plantas. «A SAF é a primeira alternativa real ao combustível fóssil da aviação e a chave para um tráfego aéreo amigo do clima e livre de dióxido de carbono», frisa a empresa.

O SAF utilizado pode ser adicionado ao querosene convencional como combustível de uso imediato, tornando-o prático e adequado para uso diário sem necessidade de ajustes na aeronave ou na cadeia de abastecimento. Assim, a quantidade de SAF correspondente aos requisitos de combustível para o voo de regresso entre Frankfurt e Xangai é injectada no sistema de reabastecimento no aeroporto de Frankfurt. Cada aeronave subsequentemente reabastecida no depósito de combustível recebe e consome fisicamente uma pequena quantidade de SAF. A redução de CO2 alcançada é assim totalmente creditada à Lufthansa Cargo e à DB Schenker. Esta acção é o primeiro passo de um esforço conjunto acordado entre as duas empresas em Novembro passado para evitar a utilização de combustíveis fósseis na aviação.

A partir do próximo Verão, as duas companhias oferecerão regularmente um transporte aéreo neutro em termos de emissões. Além disso, a DB Schenker e a Lufthansa Cargo iniciaram os seus primeiros voos neutros em termos de CO2, apelando aos expedidores, fornecedores de logística, transportadoras aéreas de carga e autoridades políticas para trabalharem em conjunto para expandir a produção e infraestruturas necessárias, com o objectivo de melhorar a disponibilidade de combustível de aviação sustentável.

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