Compromisso ambiental do ‘shipping’ assinado por 35 países

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No passado dia 12 de Dezembro, a indústria do ‘shipping‘ assistiu, durante a iniciativa ‘One Planet Summit‘, realizada na cidade de Paris, ao lançamento da ‘Declaração Tony De Brum’, assinada por 35 nações – este documento onera o sector do transporte marítimo com a ambiciosa responsabilidade de definir padrões de sustentabilidade condizentes com os termos vinculados no Acordo de Paris.


O tempo escasseia para que a indústria dê «justo contributo para a crise climática»

Esta declaração inclui, nas suas directrizes, um pico de emissões (a curto prazo) seguido de uma redução rumo à neutralidade na viragem para a segunda metade do século. «Este é um compromisso bem-vindo para estabelecer-se um acordo climático para o sector do shipping que seja ambicioso e que esteja em linha com as metas do Acordo de Paris», comentou John Maggs, membro da organização não-governamental Risks at Sea.

«É significativo o facto de, aos países membros da União Europeia, se terem juntado o México, Chile e outros, assim assinalando a importância de entender e concretizar o acordo de redução da pegada de carbono da Organização Marítima Internacional (IMO). Tal como a declaração deixa claro, o tempo escasseia para que a IMO e a própria indústria dêem um justo contributo na luta contra a crise climática», acrescentou John Maggs. Na sua intervenção, lembrou ainda a crucialidade do processo «de descarbonização de longo prazo» e a urgência de «reduções imediatas» na emissão de gases poluentes.

IMO é o «único fórum capaz de definir termos de estratégia de redução de CO2», diz Simon Bennet

«A Câmara Internacional de Shipping (ICS) saúda o reconhecimento, por parte dos governos, de que a IMO é o único fórum capaz de definir os termos de uma estratégia de redução de emissões de CO2 para o shipping internacional e a necessidade vital dos estados-membros fazerem a sua parte na crucial reunião do MEPC em Abril de 2018», comentou Simon Bennet, director de Relações Externas da ICS.


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