porto de aveiro three rivers

Descida homóloga de -3,9%: portos movimentam 44,6 milhões de toneladas nos primeiro semestre

Marítimo Comentários fechados em Descida homóloga de -3,9%: portos movimentam 44,6 milhões de toneladas nos primeiro semestre 267
Tempo de Leitura: 1 minutos

Durante os primeiros seis meses de 2019, os portos do denotaram um decréscimo de ‑3,9% face a igual período de 2018, movimentando 44,6 milhões de toneladas. «Esta quebra é explicada pela diminuição de Petróleo Bruto em Leixões e Sines e pela perda de Carga Contentorizada em Sines, por efeito da greve dos trabalhadores portuários do Terminal XXI», explicou a AMT, através de um comunicado.

Portos de Aveiro e Sines em destaque

Em destaque neste período está a performance do Porto de Aveiro, que registou um crescimento homólogo de 62,5 mil toneladas (+2,4%), assim mantendo «o registo de melhor marca de sempre no volume global de carga movimentada», denotou a AMT. O Porto de Sines também sobressaiu, apresentando «a melhor marca de sempre no volume de Produtos Petrolíferos e de Outros Granéis Líquidos».

Como a Revista Cargo havia já noticiado, os primeiros seis meses de 2019 foram excepcionais para o Porto de Aveiro: a infra-estrutura alcançou o melhor primeiro semestre de sempre, contando, para tal, com um movimento acumulado de 2 712 152 toneladas, «valor que constitui novo máximo no que diz respeito ao tráfego de mercadorias neste período do ano», frisou o porto aveirense.

Carga contentorizada, ro-ro e carga fraccionada com «desempenhos interessantes»

No que toca aos mercados de carga, o primeiro semestre registou «desempenhos interessantes» na Carga Contentorizada, carga Ro-Ro e Carga Fraccionada em Leixões, com acréscimos de +8,4%, +18,3% e +16,6%. A Carga Fraccionada em Aveiro cresceu +13,8%, cerca de +98 mil toneladas. O Porto de Sines mantém a sua quota do volume de carga abaixo dos 50%, fixando-se no mês de Junho em 49,7% (-0,4 pontos percentuais face ao primeiro semestre de 2018), seguido de Leixões (21,4%), Lisboa (12,4%), Setúbal (7,9%) e Aveiro (6,1%).

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com