Continental: Automação, interconectividade e electrificação estão a mudar a mobilidade

Terrestre Comentários fechados em Continental: Automação, interconectividade e electrificação estão a mudar a mobilidade 347
Tempo de Leitura: 10 minutos

Assumindo que os veículos estão cada vez mais a assumir a tarefa de se conduzirem a si mesmos, usando novos sistemas de condução para chegarem aos seus destinos e tornando-se, simultaneamente, o centro da vida digital dos seus utilizadores, a Continental anunciou que estará no Consumer Electronics Show em Las Vegas (EUA), entre 9 e 12 de Janeiro, para demonstrar aos seus clientes como a automação, a interconectividade e a electrificação estão a converter não só os veículos, mas também a mobilidade como um todo nova forma de espaço para viver.



«O desenvolvimento decisivo do nosso sector deixou há muito de ser medido em potência e velocidade máxima. Actualmente, os parâmetros para as soluções de mobilidade bem-sucedidas são segurança, experiência do utilizador e sustentabilidade. Na CES 2018, mostraremos como estamos a usar as nossas soluções para moldar a transformação em mobilidade como um bom lugar para estar», diz Helmut Matschi, membro do Conselho de Administração da Continental e director da Divisão de Interiores, destacando as áreas em que a empresa se foca neste evento.

Prémios de Inovação do CES para a Continental

Mesmo antes do CES, duas das mais recentes inovações da Continental foram distinguidas com CES Innovation Awards. O sistema de áudio sem colunas Ac2ated Sound foi distinguido na categoria Áudio/Vídeo no Automóvel. O Ac2ated Sound substitui as colunas convencionais por actuadores. Usando um princípio semelhante ao que é usado nos instrumentos de corda, os actuadores criam uma experiência áudio 3D de alta qualidade, fazendo vibrar certas superfícies dentro do veículo.

Assim, a Continental poupa uma quantidade considerável de peso e de espaço de instalação em comparação com o sistema de colunas convencional, superando as expectativas do consumidor com excelente acústica.

Entretanto, o Continental Air Supply (CAirS) foi distinguido na categoria de Eco-Design e Tecnologias Sustentáveis. Este módulo de fornecimento de ar altamente integrado não só simplifica a instalação do veículo, como também poupa energia. Para facilitar a instalação, o compressor, a válvula de bloqueio, unidade de controlo electrónico e os sensores de temperatura e pressão estão num só módulo compacto. O seu pequeno tamanho reduz o peso em 25% em comparação com os componentes convencionais, diminuindo assim o consumo de energia, o que apoia a mobilidade sustentável e ecológica.

Com conectividade e inteligência artificial, o carro transforma-se num companheiro digital

Para que o utilizador possa levar a experiência do mundo digital para o carro, a Continental transforma todo o veículo num companheiro artificial, usando inteligência artificial. Baseado em algoritmos de aprendizagem, o companheiro digital relembra e interpreta o comportamento do utilizador, adapta as ofertas de navegação ou o infotainment e até antecipa os desejos do condutor. Para permitir uma conversação natural entre o condutor e o veículo, a Alexa, serviço de voz da Amazon, foi ligada a várias funções do veículo para suportar, por exemplo, um manual do utilizador interactivo que explica imediatamente ao condutor o significado das mensagens de erro ou avisos. Dependendo dos avisos e com base no comportamento do condutor, o companheiro digital oferece sugestões sobre como proceder.

Conectividade Holística como experiência do utilizador 

Com o veículo de demonstração da Conectividade Holística, a Continental está a demonstrar um novo nível de experiência de utilizador. A solução é baseada numa arquitetura orientada a serviços que torna possível fornecer novas funções de uma forma rápida e segura, incluindo conteúdo e serviços de terceiros. Existe um guia digital de viagem integrado para dar aos condutores navegação ou informação contextualizada, dinâmica e interativa, infotainment, serviços de viagem e assistência a veículos usando uma cronologia na consola central ou através de uma saída de voz.

O habitáculo digital como um sistema completo

Com o sistema de habitáculo integrado, a Continental demonstrará como será o design premium futurista nos interiores de veículos. Debaixo de grandes superfícies de vidro curvas, o habitáculo reúne vários mostradores e ecrãs tácteis que cobrem toda a largura do veículo para formar um sistema completo, desde o espelho lateral digital à consola central. Entretanto, a medição da força e o feedback háptico do ecrã e uma câmara interior para monitorizar o condutor garantem ao utilizador uma experiência abrangente e pronta para implantação na próxima geração de veículos.

Melhor experiência de utilização para condutores de pickup  

Uma das tarefas mais desafiantes para os condutores de pickups é engatar um reboque de forma segura, já que requer um nível considerável de precisão e destreza. Por isso, a Continental inventou um sistema para automatizar o processo de reboque que simplifica a tarefa, mesmo para utilizadores inexperientes, com a ajuda de um módulo de câmara de inversão inteligente. Os condutores podem controlar facilmente a manobra usando um ecrã no veículo ou um dispositivo móvel. Para além disso, a Continental criou uma funcionalidade útil para condutores com o seu sistema PASE, que permite que os condutores possam abrir as portas sem necessitarem de chaves. Tudo o que precisam de fazer é aproximarem-se do veículo com um smartphone ou com um dispositivo inteligente, como como um relógio ou anel, e a carrinha será aberta por uma chave virtual. Para que seja mais fácil para os condutores carregarem e descarregarem as suas carrinhas, o sistema PASE é integrado na alavanca inteligente que abre e fecha automaticamente quando o condutor se aproxima ou afasta.

O Controlo Inteligente do Vidro (Intelligent Glass Control) dá mais conforto e segurança, já que as janelas podem ser escurecidas de forma automática ou manual. Iluminação modo LED e luzes de leitura podem ser incorporadas no vidro, bem como os controlos tácteis.

A Continental está a automatizar o processo de carregamento de automóveis, tornando-os carregadores em andamento

Muitos condutores sonham que um dia os carros eléctricos e os híbridos serão tão fáceis de abastecer como os veículos com motor de combustão interna. Na CES 2018, a Continental apresentará dois novos sistemas de carregamentos de baterias que são ideais para os pontos fortes dos carros eléctricos. Por exemplo, o sistema de carregamento wireless recentemente lançado é bastante útil. Esta tecnologia de indução dispensa a utilização de cabos. Além disso, o veículo pode encontrar a sua posição exacta sobre o transmissor no solo graças a uma solução de micro navegação da Continental que será capaz de trabalhar sem qualquer intervenção do condutor, à medida que a condução parcialmente automatizada continuar a ser desenvolvida. A segunda inovação da Continental pode revolucionar os carregamentos feitos por cabo. O sistema AllCharge elimina a necessidade de procurar um ponto de carregamento adequado, já que é compatível com todos os postos de carregamento, dependendo da capacidade de carga, tipo de corrente e voltagem. Além da sua flexibilidade e desempenho, oferece a vantagem extra de transformar um veículo eléctrico num carregador portátil, pronto para ser utilizado em festas na bagageira, viagens de campismo ou estaleiros de obras.

Tudo num piscar de olhos: 3D Flash LIDAR de alta resolução

A capacidade de detectar todo o ambiente em redor de um veículo é um pré-requisito fundamental para a condução automatizada. Um componente chave em todo este processo é o 3D Flash LIDAR, que agora, e pela primeira vez, preenche os requisitos do sector automóvel. O HFL110 foi desenvolvido para utilização a curta distância e gera um ponto 3D de alta resolução 30 vezes por segundo dentro de seu campo de visão de 120°. Isto significa que é feita uma medição precisa da distância, em tempo real, para cada pixel no campo de visão. Isto produz uma lista de objectos que é depois usada para definir a estratégia de condução do veículo. Os pixéis interconectados do 3D Flash LIDAR fazem com que sejam imunes aos efeitos dos reflexos de luz o que, juntamente com o elevado grau de robustez em condições de climatéricas desfavoráveis, aumenta ainda mais as capacidades de desempenho dos sensores. Juntamente com outros sensores de monitorização do ambiente em redor, tais como o radar e as câmaras, o 3D Flash LIDAR forma um pacote poderoso para detectar, em qualquer altura, o que estiver em redor do veículo.

Viajar de forma inteligente pela cidade com a app City Navigation da Continental

Com acesso a horários, bem como a atrasos e informação sobre o trânsito, a app City Navigation da Continental ajuda as pessoas a moverem-se num ambiente de cidades inteligentes. Não só informa os utilizadores sobre serviços de mobilidade, mas também lhes oferece um “balcão único” através de navegação online, para reservas e compra de bilhetes.

Esta app afasta os passageiros de rotas com muito trânsito, acidentes ou obras, dando dicas sobre como conduzir de forma mais eficiente. A app também reduz o tempo gasto à procura de locais para estacionar com um ecrã que mostra, em tempo real, os lugares vagos e a opção para os reservar directamente. A Continental desenvolveu a aplicação em cooperação com a sua subsidiária para soluções de mobilidade inteligente, a Quantum Inventions, em Singapura. A aplicação está actualmente disponível no Sudeste Asiático através do Google Play e da App Store, com planos para maior implantação.

Zonar Coach: o sistema avançado de apoio ao condutor que se torna um instrutor para condutores profissionais

A Zonar, que é maioritariamente detido pela Continental, oferece soluções inteligentes para a gestão de frotas de veículos comerciais. Apresentará a Zonar Coach, uma aplicação de treino em vídeo que procura melhorar a segurança e a eficiência, bem como promover técnicas de condução corretas em veículos comerciais. Usando sensores de força G e tecnologia de câmaras, o sistema identifica comportamentos ao volante que podem ser arriscados ou ineficazes. Ao dar instruções aos condutores, o Zonar Coach ajuda a prevenir acidentes, aumenta a eficiência e garante o correto funcionamento do veículo, tudo em tempo real.

Unidade central de processamento com arquitetura E/E baseada em servidor

Mudar as tendências globais no sector automóvel exige novas abordagens à arquitectura do veículo. Neste aspecto, a Continental demonstrará o In-Vehicle Server (Servidor integrado no Veículo) como uma pedra angular da moderna arquitectura E/E. O computador de alto desempenho é a plataforma para a aplicação de software para funções pré-definidas, bem como para software e serviços de terceiros. O servidor integrado no veículo também age como um gestor de redes e, com o seu Intelligent Antenna Module (Módulo de Antena Inteligente) como uma interface de comunicação, fornece um elemento central de arquitectura para actualizações de software para manutenção remota e cibersegurança de veículos. Os conhecimentos em gestão de software da Elektrobit e as soluções de cibersegurança da Argus são partes essenciais deste servidor integrado no veículo.



Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com