DGRM estuda incentivos para «capturar navios de GNL para a bandeira portuguesa»

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A Revista Cargo marcou presença no seminário ‘Gás Natural: A solução de mobilidade na transição energética’, realizado no passado dia 27 no Pavilhão do Conhecimento – entre os destaques do evento esteve a intervenção do director-geral da DGRM. Abordando o desafio internacional da redução das emissões do Shipping, José Carlos Simão analisou a temática da utilidade do GNL, à boleia das metas definidas pela IMO, não deixando de parte o incentivo dirigido aos armadores, de modo a fomentar a redução da pegada ambiental da frota lusa.

DGRM empenhada em «dinamizar ainda mais» os registos de navios…

O director-geral evidenciou, durante o seu discurso, o facto «muito importante» de Portugal possuir «no seu registo mais de 500 navios SOLAS, o que representam mais de 15 milhões unidades de Arqueação Bruta» – «é uma frota muito importante», reforçou, lembrando que, com o intuito de «dinamizar ainda mais os seus registos de navios» foram criados «incentivos à marinha mercante nacional que visam potenciar o alargamento do mercado português de transporte marítimo e o desenvolvimento dos portos nacionais e da indústria naval, a criação de emprego, a inovação do sector e o aumento da frota de navios que arvoram a bandeira portuguesa».

…e em «capturar navios de GNL para a bandeira portuguesa»

«Dentro do contexto de incentivos fiscais e no sentido de dar cumprimento ao objectivo proposto de minimização do impacto ambiental da frota nacional, foi criado um regime especial através da Portaria n.º 72-B/2019 que incentiva os Armadores ao investimento em tecnologia que permita minimizar a pegada ambiental da frota portuguesa. Investimentos em tecnologias de GNL é uma das possibilidades já previstas», declarou, adiantando também que estão a ser actualmente estudados «outros incentivos para capturar navios de GNL para a Bandeira portuguesa, como poderá ser a redução das taxas de registo ou de serviços da Administração Marítima».

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