DHL Américas abre Centro de Inovação para acelerar novas soluções e melhorar operações logísticas

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A DHL está a expandir a sua aposta global em inovação na região das Américas, através da mais recente inauguração do Centro de Inovação das Américas. A par com o Centro de Inovação da DHL em Troisdorf, perto de Bona, na Alemanha, e do Centro de Inovação da Ásia-Pacífico em Singapura, o Centro de Inovação das Américas vai usufruir de tecnologias que a DHL já está a implementar em toda a região, além de investigar soluções futuras que podem proporcionar ganhos significativos de produtividade e eficiência.

Inovação: a «força motriz» da DHL

«A inovação tem sido uma força motriz para a DHL desde o seu início em 1969», declarou Ken Allen, CEO da e-Commerce Solutions e Board Member for Customer Solutions & Innovation do Grupo Deutsche Post DHL. «Agora, com três Centros de Inovação em todo o mundo, a DHL pode alavancar o poder da inovação para servir os clientes e desempenhar um papel activo na definição do futuro do sector logístico. A DHL é uma organização que prioriza o pensar de forma diferente para oferecer a excelência, e tenho orgulho de agora termos esta plataforma nas Américas para estender estas capacidades a parceiros, nos seus próprios projectos», rematou.

A instalação, com cerca 2.600m2, fornece um espaço colaborativo para a DHL trabalhar com os seus clientes, parceiros tecnológicos e académicos, além de promover o poder inovador dos seus colaboradores, explica a DHL. «Estabelecer o novo Centro nas Américas é um marco importante na celebração do 50º aniversário da DHL, este ano», frisa a companhia global, através de um comunicado ao qual a Revista Cargo acedeu.

Centros «são o núcleo da nossa abordagem de inovação centrada no cliente»

«A inovação permite estar na vanguarda das soluções mais inovadoras para a indústria da cadeia de abastecimento», comentou também Matthias Heutger, Global Head of Innovation and Commercial Development na DHL. «Os Centros de Inovação são o núcleo da nossa abordagem de inovação centrada no cliente. Eles fornecem a plataforma para entender as tendências emergentes e descobrir os insights com potencial para gerar impactos nos negócios do mundo real. A DHL foi o primeiro operador a utilizar robôs de picking, por exemplo, em armazéns norte-americanos. A utilização de robôs autónomos para oferecer suporte à gestão de pedidos podem aumentar as taxas de recolha e embalagem até 200%, o que é uma percentagem significativa numa plataforma de comércio electrónico, globalizado e em rápida evolução», enfatizou.

A DHL Express, a unidade de negócio líder em entregas expresso, continuará a acrescentar mais automação nos seus hubs, gateways e centros de serviços regionais, ao introduzir a robótica para ajudar na carga / descarga de envios, expandir o uso da Inteligência Artificial (IA) e machine learning para melhorar a optimização de rotas, aplicação de automação para processos repetitivos para tarefas de facturação, bem como, a continua adição de chatbots e ferramentas de reconhecimento de voz para marcações, rastreamento de envios e melhor serviço de atendimento ao cliente.

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