dhl e-commerce

DHL: comércio electrónico continua a impulsionar a agenda de inovação e sustentabilidade

Empresas, Logística Comentários fechados em DHL: comércio electrónico continua a impulsionar a agenda de inovação e sustentabilidade 267
Tempo de Leitura: 2 minutos

O comércio electrónico continua a crescer fortemente e, no entanto, representa apenas uma pequena parte do mercado retalhista global de consumo – esta é uma das grandes conclusões do relatório de Radar de Tendências Logísticas, encomendado pela DHL e recentemente divulgado.

Neste contexto de crescimento do e-commerce, espera-se que o comércio electrónico empresa-a-empresa siga o mesmo caminho, salientou o relatório, sem perder de vista o facto de que este mercado B2B é três vezes maior do que o mercado de consumo. «A pandemia de Coronavírus serviu não só para acelerar o crescimento do comércio electrónico, mas também a agenda de inovação da cadeia de fornecimento», refere a DHL.

As principais mudanças para a escala e adopção de novas tecnologias, tais como a automação física inteligente, ferramentas de visibilidade alimentadas por IoT, ou as capacidades preditivas da inteligência artificial, determinarão em última análise a capacidade de satisfazer a procura crescente dos clientes e de assegurar posições de liderança na indústria no futuro, explica a companhia global, em comunicado.

DHL Parcel for YouOutro ponto interessante revelado pelo relatório é que à medida que governos, cidades e fornecedores de soluções se comprometem cada vez mais a reduzir as emissões de CO2 e a geração de resíduos, a sustentabilidade tornou-se um imperativo para a indústria da logística. O sector colocou assim na vanguarda da agenda da cadeia de abastecimento a implementação de novas iniciativas e modelos para responder à procura crescente de soluções sustentáveis para reduzir os resíduos, tirar partido de novas técnicas de propulsão e optimizar as instalações.

Por exemplo, note que existem actualmente mais de 90 proibições à utilização de plásticos de utilização única; ou que embalagens volumosas geram 40% de espaço vazio em embalagens, tornando inevitável repensar a forma como a embalagem é feita. A logística sustentável (optimização de processos, materiais, técnicas e instalações inteligentes) tem enorme potencial para fomentar um modelo mais ecológico. A utilização de contentores inteligentes no transporte será também vital no desenvolvimento de formatos ecológicos para a entrega na última milha em cidades congestionadas.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com