DHL Resource Center

DHL inaugurou o seu primeiro Resource Center em Portugal, situado na Azambuja

Empresas, Logística Comentários fechados em DHL inaugurou o seu primeiro Resource Center em Portugal, situado na Azambuja 299
Tempo de Leitura: 4 minutos

A DHL Supply Chain, líder mundial no sector da logística, inaugurou o seu primeiro Resource Center em Portugal, localizado na Azambuja, que combina formação teórica com tecnologias de última geração, como realidade virtual ou software de gestão avançada. Com este centro de formação, a empresa prevê formar mais de 600 pessoas por ano, sendo que, actualmente, a capacidade está limitada a 50% devido ao período pandémico.

Resource Center permitirá «suportar processos de selecção e desenvolvimento»

DHL Resource Center 1Para a DHL, a formação dos empregados é uma prioridade. Actualmente, cada funcionário da DHL Supply Chain Ibéria recebe mais de 25 horas de formação por ano. Ao aplicar tecnologias avançadas como óculos 3D, simuladores virtuais para aprender a manusear empilhadores ou o software de última geração aplicado à gestão de armazéns, a empresa fornece as ferramentas vitais para uma formação eficaz dentro da cultura da DHL: processos corporativos inerentes à grande logística e gestão da cadeia de fornecimento a todos os candidatos antes da sua entrada no local de trabalho.

«Este centro permitirá, de uma forma mais célere e objectiva, suportar os processos de selecção, formação e desenvolvimento dos nossos colaboradores. Potenciará a redução da sua curva de aprendizagem, aumentando os seus conhecimentos através de utilização de tecnologia de topo. Este centro permitir-nos-á também realizar investigação e desenvolvimento dos nossos processos logísticos, de modo a suportar a agenda de inovação e de melhoria contínua», explicou Rui Gomes, Country Manager Portugal na DHL Supply Chain.

Inovação aplicada à formação para a selecção de pessoal

DHL Resource Center 2O novo Centro de Formação Avançada destina-se a combinar formação teórica e prática de alto nível em três secções: Academia; Formação em Gestão e Sala Virtual. Os candidatos vão receber formação de 16 horas de indução, 16 horas de reciclagem para pessoas que já têm experiência em armazém e 50 horas de actividade prática em simuladores para motoristas de empilhadores.

Para António Gil, Director de Recursos Humanos da DHL Supply Chain Portugal, «a inovação aplicada à formação selectiva é de grande valor para garantir que as pessoas que farão parte da equipa estejam familiarizadas com o contexto e tenham capacidade operacional em grandes ambientes de armazém, que exigem conhecimentos específicos para garantir, em primeiro lugar, a sua segurança e a dos seus colegas, e, em seguida, o correto funcionamento do centro que, por vezes, é complexo».

A secção da Academia dos novos centros tem uma base eminentemente teórica para mostrar aos alunos a cultura e história da empresa, bem como as funções técnicas do trabalho de armazém, com especial ênfase no módulo que visa a prevenção dos riscos profissionais. Por seu lado, a secção de Formação em gestão foi concebida como um laboratório prático no qual os processos operacionais do armazém são replicados com o mesmo sistema de frequência de rádio, software de gestão de armazéns e automatismos utilizados no armazém real. Por fim, a Sala Virtual do centro proporciona um ambiente de formação que, apoiado por tecnologias como óculos 3D e simuladores virtuais semelhantes aos utilizados nos voos de formação de pilotos, proporciona aos alunos uma grande mais-valia na aprendizagem dos principais processos operacionais no armazém e no desenvolvimento de conhecimentos e agilidade suficientes para manusear empilhadores, que são fundamentais para a carga e descarga segura de paletes.

Rumo a uma taxa de acidentes quase nula em 2020

A gestão dos centros logísticos e, em geral, das diferentes áreas de uma cadeia de abastecimento de grande escala, implica prestar especial atenção à segurança e saúde dos trabalhadores. A DHL Supply Chain implantou um modelo de protocolos que, entre outras áreas, inclui vários meios de comunicação pró-activa com os colaboradores através de sessões educativas, cursos teóricos e práticos específicos, workshops de sensibilização, comunicações de risco, inspecções periódicas de segurança e a inclusão de aspectos de segurança e prevenção em reuniões de mudança de turno.

Para a DHL Supply Chain, estes conceitos formam o núcleo das suas operações e foram incorporados como um módulo de formação específica dentro dos seus novos Centros Regionais de Formação Avançada, como parte do plano para alcançar uma taxa de acidentes quase nula.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com