dhl express airbus

Primeiro Airbus A330 convertido em cargueiro entra ao serviço da DHL

Aéreo Sem comentários em Primeiro Airbus A330 convertido em cargueiro entra ao serviço da DHL 222

A DHL anunciou que a primeira aeronave resultante da conversão do Airbus A330-300 de passageiros em cargueiro acaba de entrar ao seu serviço.



A DHL Express torna-se assim no primeiro operador expresso a receber o avião A330-300P2F da Elbe Flugzeugwerke (EFW) – uma joint venture entre a ST Aerospace e a Airbus. A entrega realizou-se nas instalações de conversão de carga da EFW, em Dresden, depois da conclusão bem-sucedida dos voos de ensaio, em Outubro, e da atribuição do Certificado Suplementar de Tipo (STC) pela Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA), em Novembro. A DHL Express formalizou o pedido de 8 unidades A330-300P2F, com a possibilidade de receber outras 10.

«A DHL Express está muito satisfeita por incluir o primeiro A330-300 P2F na operação comercial da sua rede aérea internacional», afirmou Geoff Kehr, SVP, Global Air Fleet Management da DHL Express. «O primeiro avião servirá para fortalecer a rede aérea da Ásia-Pacífico, aumentar a capacidade e a eficiência num mercado onde estamos a assistir a um crescimento dinâmico de volume de carga expresso».

O programa de conversão do A330P2F, lançado em 2012, é uma colaboração entre a ST Aerospace, a Airbus e a sua joint venture EFW. A ST Aerospace, como líder técnico do programa e da fase de desenvolvimento de engenharia, é responsável pela candidatura a certificados suplementares para as conversões de aviões-cargueiro, da Agência Europeia para a Segurança da Aviação e da Administração Federal de Aviação dos EUA. A Airbus contribui para o programa com dados OEM e apoio na certificação, enquanto a EFW lidera a fase de industrialização e de comercialização do programa de conversão cargueiro.

Maior capacidade igual a maior economia

O programa A330P2F inclui duas versões – o A330-200P2F e o maior A330-300P2F. Das duas variantes, o maior A330-300P2F está vocacionado para integradores e operadores expresso devido à sua elevada capacidade de carga volumétrica com carga de baixa densidade. Este pode transportar até 62 toneladas por mais de 6.760km, oferecendo 20% mais volume de carga e menor custo por tonelada do que outros tipos de aviões de carga com um alcance semelhante.



Leave a comment

Back to Top

Powered by MAEIL
Partilhar
Partilhar