DHL Supply Chain automóvel

DHL Supply Chain: Impacto da COVID-19 coloca novos desafios à Indústria Automóvel

Empresas, Logística Comentários fechados em DHL Supply Chain: Impacto da COVID-19 coloca novos desafios à Indústria Automóvel 277
Tempo de Leitura: 4 minutos

A DHL Supply Chain compilou os resultados de vários institutos de investigação, que mostram como a pandemia irá acelerar tendências na indústria automóvel. Segundo o relatório Automotive – A Changing Landscape, a indústria automóvel está a enfrentar grandes mudanças em relação à ascensão de novas tecnologias, novas expectativas dos clientes e um foco cada vez mais forte nas políticas ambientais, sociais e de governação (ESG).

Modelos de retalho sofrerão mutações no pós-COVID

«Com fronteiras e lojas fechadas, o ano de 2020 tornou muito clara a importância de cadeias de abastecimento flexíveis e fiáveis. A indústria irá transitar para um novo normal após a pandemia, com os modelos de retalho a sofrerem alterações e a automatização a aumentar. Mas estes não são os únicos desafios que os OEMs (Original Equipment Manufacturers) irão enfrentar no futuro», começou por analisar Dietmar Steins.

«Temos de reconhecer o papel que a logística desempenha quando se trata de sustentabilidade. Já existem muitas possibilidades de apoiar a indústria automóvel, no sentido de promover uma maior consciência ambiental», vincou o EVP Global Solutions Design na DHL Supply Chain. «Estamos a apoiar os nossos clientes na implementação de tendências contínuas como a sustentabilidade e a digitalização das cadeias de fornecimento», frisou.

DHL Supply Chain: globalização sob pressão devido à pandemia

O estudo mencionado revelou que existem vários aspectos que têm impacto na indústria automóvel e que, além disso, criam interdependências entre si. Os fabricantes de automóveis e os seus fornecedores estão a avançar exponencialmente para uma mobilidade sem emissões, fazendo a transição para a electrificação, enquanto a COVID-19 se encontra a moldar as futuras oscilações e a distorcer as previsões do passado.

Como os OEMs são actualmente afectados por custos fixos, os investimentos em tendências futuras, tais como os carros autónomos, têm sido suspensos. As vendas online, que antes se dizia que nunca iriam substituir a experiência do concessionário, parecem estar a receber uma nova ‘bolsa de oxigénio’. Os projectos e despesas de capital, que não estão a contribuir para o resultado imediato, têm sido adiados. A um nível mais amplo, algumas das crenças mais profundas da indústria sobre a globalização e cadeias de fornecimento estão a ser colocadas sob pressão pela pandemia.

Flexibilização das cadeias será vital para a resiliência do sector

Segundo os investigadores, as estratégias regionais independentes irão ter cada vez mais importância na indústria automóvel. Com os países em regime de confinamento e os fabricantes fechados, a localização, ou pelo menos a flexibilização das cadeias de abastecimento, é fundamental para a resiliência do sector. A análise da DHL Supply Chain mostra também que a indústria está longe do fim da digitalização.

Com o aumento da automação e da conectividade, a indústria está a investir fortemente na inteligência artificial e na aprendizagem de máquinas. Na era da supremacia dos dados, os OEMs estão a acelerar a migração para um modelo cada mais orientado para o serviço e para o cliente, levando à mudança dos modelos de retalho. De forma a tornar a indústria mais sustentável e de cumprir as políticas associadas, a cadeia de abastecimento deve também ser tida em conta. São necessárias soluções sustentáveis para nos colocar no caminho de uma mobilidade mais ecológica.

«Graças à nossa vasta experiência na gestão de cadeias de abastecimento complexas, conseguimos reconhecer as alterações na indústria numa fase inicial e adaptarmo-nos em conformidade. Com as nossas soluções sustentáveis de armazenamento, transporte e embalagem, oferecemos aos OEMs o apoio que necessitam para atingir as suas metas ESG. A mudança para o comércio electrónico ou vendas directas ao consumidor é também facilitada através da Plataforma de Carga Digital e outras soluções de retalho digital que oferecemos. Estamos muito orgulhosos de poder fornecer à indústria automóvel o apoio necessário», explicou Hendrik Venter, CEO da DHL Supply Chain EMEA.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com