Dia 15 de Novembro: GASNAM realiza seminário ‘Gás Natural na Mobilidade’ em Lisboa

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A Associação Ibérica de Gás Natural para a Mobilidade (GASNAM) irá realizar, no próximo dia 15 de Novembro, um Seminário que reunirá, em Lisboa (a partir das 14:30 horas), «mais de 150 profissionais do sector dos transportes, da energia, da tecnologia e da Administração Pública» em torno do emergente tema da importância do gás natural na Mobilidade, não apenas do futuro, como também do presente.

GASNAM promove Seminário ‘Gás Natural na Mobilidade’

O Seminário ”Gás Natural na Mobilidade’ é mais uma das iniciativas que têm pautado a actuação da GASNAM no contexto programático de sensibilização e consciencialização para as «vantagens competitivas e ambientais do gás natural no sector dos transportes». Este esforço, que a associação ibérica descreve de «crescente», tem tido, nos últimos meses, «particular incidência» em Portugal.

Nesse seguimento, a realização do seminário é um dos corolários dessa tendência particular, visando «sensibilizar os utilizadores para os aspectos mais relevantes da tecnologia, da economia e da redução de emissões que os veículos a gás natural proporcionam», numa época em que o dossier da sustentabilidade ambiental é imperativo e em que o ataque à proliferação das emissões poluentes começa a ser cerrado, um pouco por todo o mundo.

Primeira iniciativa da GASNAM em Portugal visa detalhar «vantagens» do gás natural rumo à «mobilidade sustentável»

«O seminário Mobilidade a Gás Natural é uma primeira iniciativa da GASNAM em Portugal para a sensibilização dos actores económicos, ambientais e políticos, para as vantagens que este combustível representa para a mobilidade sustentável. Neste seminário são esperados diversos distribuidores de gás natural, empresas de transportes, de engenharia e de tecnologia ambiental», adiantou a associação, através de uma missiva à qual acedemos.

O evento incidirá «sobre os desenvolvimentos tecnológico já alcançados e as perspectivas futuras de ainda maior eficiência e rendibilidade tanto nos transportes terrestres como marítimos e nos benefícios ambientais em termos de emissões poluentes e de gases de efeitos de estufa».

Uma «solução vencedora»: evolução dos motores tem vindo a ser prometedora

Em análise estará certamente o dossier da «evolução futura dos motores dedicados CNG», centrada no «desenvolvimento e implementação do novo sistema de injecção directa de gás que, em combinação com outras tecnologias de motores, melhorará ainda mais a eficiência do motor», como tem vindo a demonstrar o projecto Horizonte 2020 da GASON, lembra a associação.

Assim, assinala a GASNAM, tem vindo a ser exposta a «viabilidade técnica para melhorar a actual eficiência do motor de GNV em 10-12%», um progresso importante que potenciará a combinação de «mecanismos dedicados CNG altamente eficientes também em arquitecturas de motorizações híbridas, principalmente híbrido leve e híbrido, combinando os benefícios provenientes de ambas as soluções».

No que aos motores pesados GNV/GNL diz respeito, refere a GASNAM que os «desenvolvimentos futuros» neste segmento ficaram expostos no projecto ‘HDGAS’ da Horizon 2020, «A integração de tecnologias de gás natural e renovável em arquitecturas de motorizações híbridas em aplicações pesadas é uma solução vencedora, também olhando para a optimização da gestão de energia do veículo», explica a associação.

Mobilidade a gás natural é «factor decisivo» para atingir metas do Acordo de Paris, lembra a GASNAM

O seminário, refere ainda a missiva assinada por Victor Cardial (delegado da GASNAM em Portugal), dará «particular atenção aos benefícios para o ambiente» que advêm da utilização do Gás Natural na Mobilidade – entre eles estão a previsível redução dos gases de efeito de estufa em cerca de 12% através do recurso ao Gás Natural, ou de um «balanço de CO2 igual a zero» no caso do uso do Biometano; a redução de 85% das emissões de NOx e de perto de 100% no que se refere ao Dióxido de Enxofre e de Partículas.

Consulte aqui o programa.

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