Dia do Porto de Viana

Dia do Porto de Viana do Castelo: 7ª edição, neste dia 10 de Outubro, celebra-se online

MarítimoComentários fechados em Dia do Porto de Viana do Castelo: 7ª edição, neste dia 10 de Outubro, celebra-se online423
Tempo de Leitura: 2 minutos

A 7.ª edição do Dia do Porto de Viana do Castelo, marcada para o dia 10 de Outubro, é, este ano, por força da pandemia, celebrada online.

A história da infra-estrutura portuária, que remonta a 106 anos, e dos seus estaleiros, bem como os investimentos previstos e em curso são alguns dos conteúdos que serão transmitidos no próximo sábado, a partir na página de Facebook do porto minhoto.

Porto de Viana do CasteloEntre as 10h00 às 19h00, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) vai assinalar esta infra-estrutura portuária como peça fundamental do desenvolvimento da cidade com particular incidência nos territórios que o envolvem, através da partilha de vídeos históricos e de infografias explicativas das intervenções que estão em curso e que vão contribuir para melhorar a competitividade da região.

«Queremos relembrar que Viana é amor e é um porto também: um porto de abrigo, um porto de entrada, um porto de pesca, um porto de recreio, um porto de construções e reparações navais. Neste ano atípico, as celebrações do Dia do Porto vão manter-se porque esta infraestrutura não para, nem parou. É uma forma de agradecermos, também, a todos os trabalhadores do porto e à Comunidade de Viana», salientou Nuno Araújo, presidente da APDL, na antecâmara das celebrações. A decisão da APDL de assinalar a iniciativa através de meios unicamente digitais justifica-se como sendo uma medida de prevenção e contenção da COVID-19, que procura respeitar as normas impostas pela Direcção-Geral de Saúde.

Recorde-se que, inseridos na Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária, o Porto de Viana do Castelo recebeu, nos últimos anos, investimentos que são determinantes para a sua operacionalidade: novos acessos rodoviários, uma obra de 5,3 milhões de euros de investimento; e a dragagem do canal de acesso aos Estaleiros Navais, uma intervenção anunciada este ano, que vai estimular o desenvolvimento industrial, permitir a entrada de navios de maior dimensão e potenciar a criação de um cluster competitivo na indústria naval portuguesa.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com