Dia Mundial do Ambiente: Porto de Lisboa geriu sete mil toneladas de resíduos em 2018

Marítimo Comentários fechados em Dia Mundial do Ambiente: Porto de Lisboa geriu sete mil toneladas de resíduos em 2018 272
Tempo de Leitura: 2 minutos

Neste dia 5 de Junho celebra-se o Dia Mundial do Ambiente – a ocasião levou o Porto de Lisboa a divulgar o balanço dos resíduos que geriu em 2018: quase sete mil toneladas, englobando a gestão de resíduos de navios e a limpeza urbana, assim vincando a sua postura «pró-activa» e o seu compromisso de «conciliação da sua actividade e dos seus projectos de desenvolvimento e expansão».

Porto de Lisboa assinala Dia do Ambiente com dados sobre gestão de resíduos de navios

«O Porto de Lisboa é responsável pela gestão dos resíduos produzidos pelos navios, garantindo o seu encaminhamento até destino final adequado, por operadores devidamente autorizados. Ao cais ou ao largo, são disponibilizados os meios portuários necessários para recepção de resíduos, de modo a reduzir as descargas ilegais de resíduos no mar e incentivar a maximização da reciclagem«, frisou a administração do porto.

O Porto de Lisboa, devido à sua posição geográfica (encaixado num dos maiores e mais ricos estuários da Europa), encontra-se, recorda a administração, abrangido «por diversos estatutos de conservação da natureza», como a Área Protegida – Reserva do Estuário do Tejo (a nível nacional), Sítio da Rede Natura 2000, pela Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo e pela Rede de Reservas Biogenéticas do conselho da Europa (a nível comunitário). A nível internacional, integra a Lista de Sítios da Convenção de RAMSAR.

«Grande parte da área operacional portuária de Lisboa localiza-se na zona central da capital. A área de jurisdição portuária confina com os territórios de onze municípios, que circundam o estuário do Tejo: Alcochete, Almada, Barreiro, Benavente, Lisboa, Loures, Moita, Montijo, Oeiras, Seixal e Vila Franca de Xira», salientou ainda a Administração do Porto de Lisboa (APL).

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com