Dinamização do terminal Norte é instrumental para evolução global do Porto de Leixões, considera a Yilport

Marítimo Comentários fechados em Dinamização do terminal Norte é instrumental para evolução global do Porto de Leixões, considera a Yilport 459
Tempo de Leitura: 2 minutos

Nos planos de crescimento dos terminais de Leixões (já explanados aqui), a Yilport identifica, no terminal Norte, o «grande condicionalismo» ao incremento da actividade portuária na infra-estrutura portuária nortenha, adiantou o ‘Jornal Económico’. Isto porque, na visão da empresa turca, o terminal «está a chegar ao fim da sua vida útil», revelou, ao jornal, fonte do grupo.

Mas, se o processo negocial que permitirá materializar o sonho ambicioso de 1 milhão de TEU no terminal Norte for razoavelmente célere, a total dinamização da infra-estrutura poderá estar finalizada em 2021, a tempo de acompanhar a evolução do Terminal de Contentores Sul (que será alvo de um investimento de 43,4 milhões de TEU). A intervenção será repartida por duas fases.

Caso as negociações para o investimento do terminal Norte sejam fechadas até ao fim do presente ano, as obras poderão arrancar num curto espaço de tempo, podendo assim almejar o seu término em 2021. A primeira fase, projecta a Yilport, avançará o cais, mudando a marina privada para a área protegida na foz do Porto, o que elevará a sua capacidade instala dos actuais 150 mil TEU para 400 mil TEU.

A segunda fase prevê a construção de um novo cais, que alargará a capacidade instalada até um milhão de TEU. Fonte do grupo turco disse ao ‘Jornal Económico’ que «qualquer projecto para o desenvolvimento do porto deve levar em conta o futuro do terminal norte, sem condicionar a sua expansão», caracterizando a evolução do terminal como «fundamental para a economia regional e nacional».

O investimento que a Yilport projecta para Leixões «permitirá que todas as embarcações que fazem escalas em outros portos, como por exemplo em Vigo, regressem ao local onde a carga é fabricada e produzida e forneçam uma resposta para a crescente procura do mercado», disse, ao jornal, a mesma fonte. Recorde-se que Robert Yildirim havia já dito que pretendia colocar Leixões a competir com os portos de Valência e Barcelona.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com