porto de lisboa

Diogo Marecos: «Se o preço da mão-de-obra aumentasse, Porto de Lisboa perderia competitividade»

Marítimo Comentários fechados em Diogo Marecos: «Se o preço da mão-de-obra aumentasse, Porto de Lisboa perderia competitividade» 593
Tempo de Leitura: 2 minutos

Em declarações à Lusa, Diogo Marecos, presidente da A-ETPL, explicou, na sequência da reivindicação do SEAL rumo à actualização do custo do trabalho de estiva pago pelas empresas de estiva às empresas de trabalho portuário da A-ETPL, que tal pretensão apenas causaria ainda mais danos ao Porto de Lisboa, que acabaria por perder mais competitividade e, por conseguinte, armadores.

Na base das explicações de Diogo Marecos está a reivindicação do sindicato, que pretende uma actualização do custo trabalho de estiva (inalterado há 27 anos) como medida para salvaguardar a saúde financeira da A-ETPL. Ora, para Diogo Marecos, tal passo em Lisboa, sem acompanhamento dos restantes portos, levaria a que o porto da capital perdesse competitividade face aos seus concorrentes internos e externos.

«Se o preço da mão-de-obra aumentasse, o Porto de Lisboa, que teve 123 pré-avisos de greve entre 2008 e 2018 e já é o mais caro do país, perderia competitividade em relação a outros. O custo da mão-de-obra é reflectido no cliente final e o que aconteceria é que os próprios armadores, que neste momento já pagam valores muito acima do habitual, veriam a factura agravada e teriam mais um motivo para saírem do Porto de Lisboa», vincou.

«Os operadores portuários, por muita pressão do sindicato, e pensando que iriam ter um período de estabilidade laboral durante vários anos, procederam à integração de mais 31 trabalhadores nos seus quadros de pessoal em 2016 e 2017», frisou Diogo Marecos, dando voz à desilusão dos operadores perante o que consideram ser «um período de instabilidade laboral que levou a greves consecutivas durante vários meses, com graves consequências na facturação da A-ETPL e para o Porto de Lisboa», assim ultrapassado pelos portos de Sines e Leixões, enfatizou.

Com Lusa

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com