DNV GL quer utilizar ‘Blockchain’ para aumentar transparência dos certificados

Marítimo Comentários fechados em DNV GL quer utilizar ‘Blockchain’ para aumentar transparência dos certificados 370
Tempo de Leitura: 2 minutos

A sociedade classificadora DNV GL (que nasce da fusão da norueguesa Det Norske Veritas e da alemã Germanischer Lloyd) anunciou que planeia transpor todos os seus certificados marítimos numa plataforma tecnológica baseada no inovador sistema Blockchain, para desse modo aumentar os índices de transparência. Recorde-se que a DNV GL é uma das sete Organizações Reconhecidas (OR) que tem acordo assinado com a DGRM.


Certificados em Blockchain é meta ambicionada pela DNV GL

De acordo com a sociedade de classificação marítima, o processo de transposição de documentos de certificação para um suporte electrónico está já em pleno andamento e é expectável, reforçou, que o passo seguinte seja a entrada desses documentos no ambiente Blockchain. «Ainda não estamos lá, mas é algo que planeamos fazer», confessou Remi Erikson, CEO da DNV GL ao portal ‘Seatrade Maritime News’ na semana passada.

«Temos todos os certificados de classe prontos para serem introduzidos no modo electrónico e já efectuámos cerca de 50 mil documentos até agora, e o próximo passo será fazê-lo com recurso ao Blockchain», acrescentou Remi Erikson. Para o CEO, obtidos os certificados electrónicos, estar-se-à muito perto de se atingir uma fase em que tais certificados estarão plasmados na tecnologia de encriptação de blocos de dados mutuais e partilhados.

Maior transparência: alterações terão que ser confirmadas por todos os agentes envolvidos

Erikson lembrou que, com estes documentos electrónicos, os donos terão acesso a um código único para aceder a esses mesmos documentos, que estarão guardados num ‘cofre digital’ da DNV GL. Com os certificados em Blockchain, os mesmos ficarão albergados num bloco de dados privado, e as mudanças apenas poderão ser feitas com total acordo entre as partes envolvidas (ligadas por assinatura ao designado bloco) nas transacções/decisões.

Nas declarações feitas ao portal de informação ‘Seatrade Maritime News’, o CEO da sociedade classificador colocou um limite temporal para a total aposta na nova tecnologia: «Dentro dos próximos três anos, vários coisas serão transformadas pelo Blockchain, incluindo os certificados», comentou.



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com