Fechado o processo de certificação e de adaptação à bandeira cabo-verdiana, através da sociedade classificadora internacional ABS (American Bureau of Shipping), e pelo Instituto Marítimo Portuário, o navio ro-pax da cabo-verdiana CV Interilhas iniciou operações, no contexto do transporte inter-ilhas.
Em comunicado, a transportadora marítima realça o cumprimento de todas as exigências e normas internacionais relacionadas com a segurança do navio, nomeadamente a adopção das melhores práticas a bordo, devidamente previstas e regulamentadas no Código ISM – International Safety Management, e na Convenção SOLAS –Safety Of Life At Sea. Antes de ser adquirido pela CV Interilhas, o ‘Dona Tututa’ navegava entre as ilhas das Bahamas e da Florida, nos EUA, e depois foi readaptado no estaleiro português Navaltagus do Grupo ETE, sócio maioritário da CV Interilhas.
«Estivemos empenhados em garantir uma vez mais a fiabilidade e integridade da nossa operação, resultando a mesma no acompanhamento permanente deste complexo processo de certificação onde o cumprimento das formalidades e principalmente a segurança dos passageiros está em primeiro lugar», comentou Jorge Maurício, vice-presidente do Grupo ETE – Cabo Verde, citado por uma nota comunicacional. Recorde-se que o ‘Dona Tututa’ havia sido apresentado no passado dia 2 de Julho no Porto da Praia, e, três dias depois, no Mindelo.