‘Dona Tututa’ melhorará transporte de produtos frescos, vincou Ministro do Mar de Cabo Verde

Marítimo Comentários fechados em ‘Dona Tututa’ melhorará transporte de produtos frescos, vincou Ministro do Mar de Cabo Verde 299
Tempo de Leitura: 2 minutos

O navio ‘Dona Tututa’ foi ontem (dia 7 de Junho) apresentado, nos estaleiros da Navaltagus, no Seixal – a cerimónia contou com a presença de Paulo Veiga, Ministro do Mar de Cabo Verde – o governante vincou que o novo navio ROPAX do armador CV Interilhas (Grupo ETE) melhorará «significativamente» o transporte de produtos frescos, estando apto a transportar contentores frigoríficos.

Dona Tututa poderá transportar contentores frigoríficos

Grupo ETE Dona Tututa refitO navio chegou a Portugal em Abril de 2020 e, desde então, passou por um processo de refit. Irá integrar a rota S.Vicente/S. Nicolau/Sal/Boavista. «Este navio vai melhorar significativamente uma das grandes reclamações que tem a ver com o transporte de produtos frescos e de movimentação da economia», declarou Paulo Veiga. Segundo o governante cabo-verdiano, esta inovação irá solucionar sobretudo «um problema de desenvolvimento» de São Nicolau, ilha agrícola que exporta produtos frescos para as ilhas turísticas do Sal e Boavista.

Aberta assim a possibilidade de transporte de contentores frigoríficos, os agricultores de São Nicolau conseguirão melhorar «o escoamento de produtos frescos», algo que agora implica «um processo logístico muito complicado», frisou o Ministro do Mar de Cabo Verde. «Agora esperam que haja navio para fazer a colheita, o que cria vários problemas. Se se atrasar a colheita, atrasa o navio ou o navio deixa a colheita e esta fica estragada», explicou o governante.

O navio ‘Dona Tututa’ será o primeiro de quatro com esta capacidade de carga que o governo de Cabo Verde pretende venham a integrar a operação da CV Interilhas, actual concessionária do transporte marítimo de passageiros e carga, no país. Com 69 metros de cumprimento, a embarcação terá capacidade para 220 passageiros e cerca de 50 viaturas e poderá navegar por períodos seguidos de 24 horas.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com