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Dourogás e SEAT firmam protocolo de dinamização do Gás Natural Veicular em Portugal

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A SEAT Portugal e a Dourogás, associados protectores da GASNAM, assinaram um protocolo de parceria com vista à dinamização do Gás Natural Veicular em Portugal. Nesse protocolo a SEAT Portugal e a Dourogás acompanham o desenvolvimento da mobilidade a Gás Natural na Europa e no Mundo e congratulam-se com o enfoque que as Estratégias de Energia para 2020 e 2030 em veículos limpos e energeticamente eficientes, nomeadamente no sentido da criação de emprego e de competitividade na indústria automóvel.

«A SEAT está determinada a acelerar o GNC como alternativa aos combustíveis fósseis tradicionais. O impulso dado pelas recomendações e normativas europeias ao nível da expansão da rede de abastecimento está a criar as condições para a aposta na comercialização destes veículos híbridos», enquadrou Rodolfo Florit, Director Geral da SEAT Portugal. A parceria visa capitalizar o crescimento da rede de abastecimento de GNC na Europa, juntamente com as mais relevantes vantagens da Mobilidade a Gás Natural (sustentabilidade e o baixo custo por quilómetro).

Recorde-se que, em Portugal, são atribuídos diversos benefícios fiscais tanto para particulares como para empresas. Existe uma redução na Tributação Autónoma para 7,5%, 15% e 27,5% em cada um dos três escalões, em vez de 10%, 27,5% e 35% nos modelos a gasóleo. Também o Imposto Sobre Veículos (ISV) é reduzido para 40%, e às empresas é ainda permitida a dedução de 50% do IVA pago na aquisição destas viaturas até 37.500 euros. Além disso, existe ainda uma dedução de 50% do IVA destes combustíveis.

GASNAM: «GNV é incrivelmente eficiente»

Os veículos a GNC apresentam menos 25% de emissões de CO2 face a um automóvel a gasolina equivalente. Quanto aos benefícios ecológicos e fiscais, a tecnologia permite custos excepcionais por quilómetro, até 50% mais baratos do que o equivalente num modelo a gasolina e 30% menos do que num diesel. E com as melhorias que a SEAT introduziu na tecnologia, é agora possível fazer mais quilómetros sem reabastecer. A marca encontra-se ainda a apoiar o desenvolvimento e disponibilidade do bio-metano renovável, que neutraliza as emissões de CO2 geradas com a utilização do veículo.

Como reforça a GASNAM em comunicado, «o GNV é incrivelmente eficiente: a energia gerada por 1kg de gás natural comprimido equivale a 2 litros de LPG, 1.3 litros de diesel e 1.5 litros de gasolina. Como é mais barato do que a gasolina ou o diesel, os clientes usufruem de maiores distâncias de viagem com um custo reduzido por quilómetro. Acrescente-se a isto a capacidade de reabastecer num espaço de tempo semelhante ao da gasolina ou diesel, sem os custos iniciais, e o GNV posiciona-se para integrar num futuro próximo o mix de combustíveis».

Rede de GNV continua a crescer rapidamente

Refira-se que a rede de GNV «continua a crescer rapidamente na Europa, e em Portugal, ajudando o mercado e os clientes particulares na redução dos valores de CO2 emitidos para a atmosfera. Em Portugal, nas grandes cidades, é cada vez mais usual a utilização de Gás Natural em autocarros, nos camiões de recolha de resíduos sólidos urbanos e na pequena e média distribuição», como atesta a GASNAM.«Ao nível do transporte internacional, o crescimento dos camiões e dos navios que utilizam como combustível o Gás Natural é cada vez maior», frisa a associação.

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