Dourogás GNV HAVI Ecogate

Dourogás GNV abastece primeiro o veículo pesado com biometano 100% renovável

Terrestre, Veículos Comentários fechados em Dourogás GNV abastece primeiro o veículo pesado com biometano 100% renovável 441
Tempo de Leitura: 2 minutos

O primeiro camião a circular com gás natural veicular 100% renovável chegará às estradas lusas já em Setembro. No próximo dia 8, no Posto de Abastecimento de Santo António dos Cavaleiros em Loures, a Dourogás GNV, em colaboração com a HAVI, dará mais um passo em frente na descarbonização da economia, promovendo o primeiro abastecimento de veículo pesado com biometano de origem totalmente renovável.

Dourogás GNV aposta no biometano rumo à descarbonização

Ecogate DourogásO biometano a incorporar no posto de abastecimento da Dourogás em Loures tem origem no projecto pioneiro de demonstração de conceito que permite produzir gás natural 100% renovável a partir da digestão anaeróbia de resíduos orgânicos. Recorde-se que o Biogasmove já permitiu abastecer uma frota de veículos da empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste a partir da biodigestão e valorização energética da matéria orgânica recolhida por essas mesmas viaturas, respondendo totalmente ao desígnio da Economia Circular.

Recentemente estabelecido uma parceria com a Águas do Tejo Atlântico no sentido de iniciar um projecto de demonstração de conceito com vista à produção de biometano a partir das lamas produzidas nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). Com a demonstração da possibilidade de incorporação de biometano no sistema de abastecimento de gás natural veicular, a Dourogás «reafirma a sua prioridade e aposta nos gases renováveis, como o hidrogénio e o biometano, nos quais estão concentrados os esforços de investigação e desenvolvimento do Grupo com vista a afirmar a sua liderança como empresa gasista e com experiência demonstrada com mais de 25 anos e no sentido de ultrapassar os desafios da transição energética que o país e o mundo precisam», pode ler-se num comunicado da empresa, ao qual tivemos acesso.

Recorde-se que o Grupo Dourogás é o principal operador do mercado de Gás Natural Veicular (GNV), tendo assumido a dianteira da primeira fase da Transição Energética, ao passar a disponibilizar uma alternativa combustível mais limpa face aos combustíveis tradicionais e mais poluente.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com