Dourogás Maia Eco-Gate

Dourogás investe 1,2 milhões em novo posto de gás natural veicular na Maia

Empresas, Terrestre Comentários fechados em Dourogás investe 1,2 milhões em novo posto de gás natural veicular na Maia 422
Tempo de Leitura: 3 minutos

O Grupo Dourogás inaugurou, no âmbito de uma parceria com a BP Portugal, uma nova localização, na área de Serviço da BP na A41, Maia, prosseguindo assim o investimento no aumento da sua rede de postos de abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV). Com este investimento, de cerca de 1,2 milhões de euros, o grupo passa assim a disponibilizar dez postos comerciais no território nacional.

Novo posto contribui para o cumprimento das metas comunitárias

Este posto integra o consórcio europeu Eco-Gate, que construiu uma rede europeia de postos GNV nos corredores de abastecimento, em quatro países: Portugal, Espanha, França e Alemanha. «A Directiva Europeia dos Combustíveis Alternativos (2014/94/CE) compromete Portugal a implantar no território nacional postos de abastecimento de GNV. O posto GNV da Maia da Dourogás vai, assim, contribuir para o cumprimento das metas obrigatórias impostas pela Comissão Europeia», comentou o grupo à Revista Cargo, através de uma nota de imprensa.

Dourogás Maia Eco-GateLíder nacional na produção de gases Renováveis (produzindo Gás Natural Renovável em Mirandela), a Dourogás já incorpora este gás no portefólio de Gás Natural disponibilizado aos clientes. O investimento no posto GNV da Maia insere-se nesta estratégia, podendo no futuro vir a disponibilizar hidrogénio verde, fruto dos projectos de Investigação e Inovação já lançados, explica o grupo. A substituição de outras fontes de energia mais poluentes, nomeadamente as derivadas do petróleo, o GNV – comprimido ou líquido – «permite a redução da intensidade carbónica do ecossistema da mobilidade, o que contribui para a sustentabilidade ambiental e tem melhorado a qualidade do ar nas cidades», explica.

A Dourogás lembra que o gás natural «assume-se como alternativa com um custo significativamente inferior ao dos combustíveis convencionais – praticamente metade do preço»; com o novo posto, sai reforçada a actuação do Grupo Dourogás na mobilidade a Gás Natural, que «assume um papel preponderante da descarbonização da mobilidade». Recorde-se que o grupo é hoje o principal operador no mercado de GNV à escala nacional e um dos principais players a nível ibérico – abastecendo, diariamente, mais de 600 viaturas (pesados, ligeiros e gama média).

Dourogás duplicou pontos de abastecimento de gás natural

Nos últimos anos, o Grupo mais do que duplicou os pontos de abastecimento de Gás Natural no País, estando presente em locais fronteiriços de grande tráfego pesado de mercadorias (Vilar Formoso e Elvas), em grandes áreas logística nacionais (como Carregado, Palmela e, agora, Maia), e ainda em municípios tão diferentes como Porto, Loures, Mirandela e Vila Real, onde tem a sua sede.

O Grupo Dourogás foi o primeiro operador, no País, a incorporar gases renováveis na mobilidade – através do Biogasmove, um projecto único em Portugal que produz biometano a partir de resíduos orgânicos.Este gás 100% renovável alimenta, actualmente, uma frota de veículos da empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste (na região de Trás-os-Montes), a partir da biodigestão e valorização energética da matéria orgânica recolhida por essas mesmas viaturas – dando forma a um projecto pioneiro no território nacional de Economia Circular aplicada à mobilidade.

«Tendo liderado a primeira fase da Transição Energética, disponibilizando uma alternativa combustível mais limpa (GNV) face aos combustíveis tradicionais e mais poluentes, o Grupo Dourogás está, pois, a posicionar-se na dianteira deste novo capítulo rumo a um futuro descarbonizado, tendo em marcha um conjunto de investimentos estruturantes, que incluem, por exemplo, o upgrade dos Postos GNV para Postos de Hidrogénio e outros gases renováveis, como o Biometano (Bio-GNV)», pode ler-se na comunicação, à qual tivemos acesso.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com