DP World Jebel Ali BoxBay

DP World focada em «eliminar as eficiências do sector – BoxBay com sinais encorajadores

Marítimo Comentários fechados em DP World focada em «eliminar as eficiências do sector – BoxBay com sinais encorajadores 246
Tempo de Leitura: 2 minutos

A solução ‘BoxBay‘, aplicada pela operadora portuária DP World no Porto de Jebel Ali, no Dubai, promete revolucionar a forma como os portos armazenam e processam os contentores. Orquestrada em sintonia com a empresa alemã Amova, a tecnologia já mostra, durante a fase de testes, sinais «encorajadores», como salientou o CEO da operadora emiradense, Sultan Ahmed bin Sulayem. No entanto, haverá entraves no horizonte.

Em declarações prestadas à cadeia televisiva CNN, Sultan Ahmed bin Sulayem adiantou que o o projecto-piloto – a decorrer no Porto de Jebel Ali – está já a demonstrar resultados encorajadores em termos de economia de tempo e espaço. O CEO e presidente da DP World prevê que a utilização desta solução de armazenamento de contentores será, num futuro próximo, disseminada entre os portos mais relevantes neste segmento de carga.

DP World realça sinais encorajadores; mas adivinham-se entraves

BoxBay DP WORLD«O nosso objectivo é eliminar todas as ineficiências do sector», declarou Ahmed bin Sulayem. Trata-se de «uma inovação material que ajudará bastante, mudando a forma como se opera», acrescentou. No entanto, Peter de Langen, ouvido também pela CNN, não se mostra assim tão confiante numa implementação fácil e célere. Para o professor de economia marítima na Copenhagen Business School, existem dois entraves assinaláveis.

«Esta tecnologia é parte de uma mudança mais ampla rumo ao fenómeno crescente da automação, passível de reduzir o emprego nos terminais», comentou Peter de Langen. Tal significa que a solução pode enfrentar oposição nos portos onde os sindicatos são mais activos. Outro desafio, vincou o especialista, é integrar a tecnologia ‘BoxBay’ quando um porto ainda está ainda a ser projectado, o que muitas vezes se dá antes de um operador portuário ser seleccionado para integrar a concessão.

A solução ‘BoxBay’ é um sistema de armazenamento que empilha contentores numa estrutura de aço – quando os contentores são empilhados uns sobre os outros nos portos, chegar a um contentor situado mais abaixo nas pilhas significa mover aqueles empilhados acima dele.

Fonte: CNN

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com