Terminal Multiusos

DP World ganha concessão do Terminal de Multiusos do Porto de Luanda

Marítimo Comentários fechados em DP World ganha concessão do Terminal de Multiusos do Porto de Luanda 650
Tempo de Leitura: 2 minutos

A gigante emiradense DP World, uma das maiores referências globais na operação de terminais portuárias, saiu vencedora do concurso público de concessões do Terminal Multiuso do Porto de Luanda, com um plano de investimento de 190 milhões de dólares para o período 2020/2040.

Os resultados foram tornados públicos no passado dia 10 de Novembro, pela Comissão de Avaliação criada pelo Ministério dos Transportes, após o lançamento do curso internacional, a 16 de Dezembro do ano transacto. Por via desta concessão, o Executivo angolano pretende fomentar o desenvolvimento e melhoria da eficiência da actividade portuária, através da escolha deste operador privado – um dos líderes no sector.

DP World apresentou a melhor proposta

Sob a batuta do coordenador João Fernandes, a comissão propôs ao ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, a concessão do Terminal Multiusos do Porto de Luanda à DP World, considerando ser a melhor proposta mais positiva para o interesse público. A proposta tem como características um valor actual de pagamentos à concedente superior a 440 milhões, com referência ao ano de 2020.

Durante o período da concessão, estes pagamentos irão representar um valor à concedente superior a mil milhões, dos quais 150 milhões na data de assinatura do Contrato de Concessão, tal como estipula o regulamento. Consta ainda a execução de um plano de investimentos no valor superior a 190 milhões, a realizar ao longo dos 20 anos da concessão, com mais de 70% a serem efectuados com recurso a incorporação nacional.

Os investimentos a serem feitos abrangem ainda a reabilitação e aquisição de equipamentos que permitirão a transição da operação do TML para uma operação alicerçada em gruas RTG em linha com as melhores práticas internacionais, bem como a criação de uma plataforma logística externa que permitirá atingir um volume de tráfego objectivo de 700.000 TEUS/ano suportado por um moderno sistema de gestão portuário.

Fonte: Angonotícias

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com