Dragas para a manutenção do canal de acesso ao Porto de Maputo já estão no terreno

Marítimo Comentários fechados em Dragas para a manutenção do canal de acesso ao Porto de Maputo já estão no terreno 334
Tempo de Leitura: 2 minutos

Já se encontram em plena operação as duas dragas (Francesco de Giorgio e a Henri Pitot) pertencentes à empresa Jan de Nul Dredging Ltd. que executam a dragagem de manutenção ao longo dos canais de acesso. A dragagem incide sobre os canais da Matola, Katembe, Polana, Xefina e Canal do Norte e serão retirados cerca de 1.5 milhões de metros cúbicos. Serão igualmente mantidas as cotas dos cais dos terminais de Maputo e Matola.

A Francesco Di Giorgio trata-se de uma draga de sucção com tremonha, destinada a operações em solo macio e semi-duro a uma profundidade máxima de 28 metros. A sua capacidade de armazenagem de lama e areia é de 4,400 m3. Já a draga Henri Pitot é de injecção de água, ideal para operações de nivelamento de fundos em solo macio e semi-duro a uma profundidade máxima de 27 metros.

As dragas irão operar ao mesmo tempo – as embarcações já iniciaram a operação no canal do Polana e irão de seguida operar nos canais da Matola, Katembe, Xefina e Norte, seguindo-se a intervenção nos cais. Para maximizar o proveito da presença das dragas no projecto de manutenção dos canais de acesso ao Porto de Maputo, a Companhia de Desenvolvimento do Porto de Maputo irá usar as mesmas no projecto de reconstrução dos cais 6, 7, 8 e 9.

Recorde-se que este projecto de reabilitação – que deverá estar finalizado durante o segundo trimestre de 2020 – inclui trabalhos de dragagem de aprofundamento dos actuais -12m para -16m (cais 6, 7, 8) e -15 metros (cais 9), respectivamente. O trabalho está previsto ser executado em 10 dias para remover cerca de 106,000 metros cúbicos de sedimentos.

Haverá uma coordenação permanente entre a draga e a equipa envolvida e as operações portuárias, de forma a assegurar a transitabilidade do canal. A dragagem não irá causar qualquer distúrbio ao decorrer normal das operações portuárias.

Com ‘Macauhub’

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com