Frota

Drewry analisa pandemia e alerta: sector do transporte marítimo terá escassez de oficiais

Marítimo Comentários fechados em Drewry analisa pandemia e alerta: sector do transporte marítimo terá escassez de oficiais 252
Tempo de Leitura: 2 minutos

Um dos mais recentes relatórios da consultora internacional Drewry revela que o futuro próximo trará um novo problema para o sector do transporte marítimo: a falta de oficiais para tripular navios. Um factores causadores desta tendência prende-se com a pandemia de COVID-19.

Drewry: Pandemia acelera escassez de oficiais

De acordo com o relatório da britânica Drewry, não há dúvidas: no horizonte do transporte marítimo mundial reside o problema da escassez de oficiais para tripular navios que, durante os próximos anos, será um dos grandes entraves ao desenvolvimento do sector. O surgimento da pandemia e o consequente e directo impacto na atractividade da carreira foi um factor decisivo para a consumação desta tendência.

A Drewry Shipping Consultants calcula que, à medida que a indústria continua a crescer, até 2026, o sector do Shipping deparar-se-á com a maior carência de Oficiais em mais de uma década. O relatório perspectiva implicações significativas para os custos de contratação e de pessoal no futuro. «Com os contínuos efeitos negativos da vida no mar, provocados pela pandemia de Covid-19, alguns marítimos podem optar por antecipar a sua aposentadoria, enquanto outros podem procurar trabalho em terra», comentou, na sequência da divulgação do relatório, o chefe de pesquisa da Drewry, Rhett Harris.

A tendência não é uma completa novidade, mas a pandemia poderá, de acordo com a consultora, ter dado uma forte machadada na já de si precária situação: «Há vários anos que é difícil recrutar e reter Oficiais de qualidade. Espera-se que esta situação piore à medida que o crescimento da oferta não consiga acompanhar a expansão da frota mundial», acrescentou Harris, ao debruçar-se sobre o relatório. A Drewry prevê que a disparidade entre oferta e procura aumente nos próximos 5 anos. Em 2026, espera-se um deficit equivalente a mais de 5% de Oficiais, o nível mais alto desde 2013.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com