Drewry’s Container Forecaster: um «mercado louco» e um 2021 que entra para a história

Marítimo Comentários fechados em Drewry’s Container Forecaster: um «mercado louco» e um 2021 que entra para a história 323
Tempo de Leitura: 2 minutos

O ano de 2021 será o primeiro na história do transporte marítimo de contentores em que os lucros das transportadoras se aproximam da histórica fasquia dos 100 mil milhões de dólares e as taxas médias de frete aumentaram 50%, de acordo com a última edição do Drewry’s Container Forecaster.

Drewry’s Container Forecaster fala em «lucros gigantescos» para as operadoras

«O mercado está realmente louco», aponta o relatório. Mesmo que as operadoras marítimas regressem às performances normais e a vaga de aposta em novos navios acalme, estas «terão feito tanto dinheiro entre 2020-2022 que estarão bem acomodadas nos próximos anos». Segundo o relatório, as transportadoras poderão atingir lucros nesta janela temporal que apenas poderiam, em circunstâncias normais, almejar obter em toda uma década.

contentores«As perspectivas para as taxas de frete e para os lucros das transportadoras, estão, neste ano, significativamente inflacionadas», assinala o relatório. «Os aumentos extremos nas taxas de frete naturalmente traduziram-se em lucros gigantescos das transportadoras. As operadoras registaram um resultado de EBIT recorde no primeiro trimestre de 2021 de 27,1 mil milhões de dólares. Os resultados trimestrais mais recentes são tão impressionantes que até eclipsaram o EBIT de todo o ano de 2020, de 25,4 mil milhões de dólares», evidencia o relatório.

Segundo o último Drewry’s Container Forecaster, «a grande mudança nas projecções advém da taxa de frete e das perspectivas de lucratividade. As taxas de remessa de contentores alcançaram novos máximos no segundo trimestre, à medida que as taxas spot continuaram a subir e os preços dos contratos seguiram também essa tendência. Por agora, é difícil prever quando os preços atingirão o pico, já que o agravamento da disrupção da cadeia de abastecimento continua a aumentar os preços semanalmente», pode ler-se no documento. As taxas médias de frete em todo o comércio global deverão aumentar cerca de 50% em 2021, frisou o relatório.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com