Fernando Gomes (Emirates SkyCargo) e o eAWB: «Parece-me que a Alfândega já está a ir ao encontro das nossas pretensões»

Aéreo Comentários fechados em Fernando Gomes (Emirates SkyCargo) e o eAWB: «Parece-me que a Alfândega já está a ir ao encontro das nossas pretensões» 878
Tempo de Leitura: 3 minutos

No recente debate sobre a evolução da Carta de Porte Electrónica (eAWB) em Portugal, promovido pela MAEIL, a Revista Cargo aproveitou para recolher os depoimentos dos oradores presentes, entre organização, companhias aéreas e a companhia de handling Portway.



Em declarações à Revista Cargo, Fernando Gomes, Cargo and Mail Manager da Emirates SkyCargo em Portugal, lembrou a importância do mercado português de carga aérea abraçar a digitalização, embora admita que agentes de menor dimensão possam vir a ter maiores dificuldades. E recordou também os avanços e recuos na introdução do e-AWB no nosso país, mostrando-se convicto que, agora sim, estará para breve.

REVISTA CARGO: Que vantagens identifica a Emirates Skycargo nesta evolução para o eAWB?

FERNANDO GOMES: Nós temos de pensar no futuro, estamos numa fase em que a digitalização é tudo. Tudo o que esteja ligado à electrónica é o futuro. Por isso, como companhia pioneira em vários projectos, a Emirates Skycargo tem de estar também à frente nestes projectos. Eu acho que é uma vantagem para a companhia, uma vantagem para os agentes transitários e uma vantagem para todos os agentes envolvidos nesta área que é a importação e exportação de carga aérea.

Acredita que o mercado português conseguirá fazer rapidamente a transição para o eAWB quando tal for permitido?

emirates boing 777Pelas visitas que faço e os contactos que faço, vejo que existem vários patamares no ramo dos agentes transitários. Por um lado, há aqueles que estão mais do que preparados, normalmente são multinacionais e que fazem um forcing para que o sistema seja implementado. Depois, temos agentes de dimensão média, com movimento médio, que vêem algumas vantagens. Só que depois temos a grande fatia dos agentes transitários, que são os pequenos agentes e que têm muito pouco movimento internacional. Penso que com esses será um pouco mais difícil a implementação, até por uma questão cultural. Pensam que é algo que vai dar muito trabalho. Somos um mercado muito pequeno, pouco mais de 200 agentes autorizados “IATA Class”, e uns vão puxar pelos outros. Até porque, acredito, vai chegar uma altura em que passará a ser obrigatório, tal como o SDS da Alfândega.

A penetração do eAWB no mundo está mais lenta do que inicialmente previsto, mas em Portugal está quase parado. Quão importante é para a Emirates SkyCargo que este processo avance no nosso país?

O projecto do “eFreight” é quase mandatório neste momento, até por uma questão da informação ser o mais correcta possível. A qualidade de informação é muito importante para a Emirates. Este processo está a ser por nós preparado desde que nos implementámos em Portugal, em 2012. Só que houve aqui uma paragem por questões burocráticas. Depois, houve um momento em que a pessoa que era interlocutora da AT foi para outro departamento… Felizmente, agora parece-me que a Alfândega já está a ir ao encontro do que a nossa companhia ambiciona, das nossas pretensões. É um must da companhia. Se forem ao site da Emirates, existem estações, especialmente na Ásia, que fazem exclusivamente “eFreight”. Este terá de ser um dos projectos prioritários em Portugal e terá de ser a muito rápido trecho implementado.

O crescimento do e-commerce e a entrada de novos e diferentes players no mercado pode acelerar todo o processo?

e-commerce está a ganhar muito peso e os agentes transitários começam a ver que esses players poderão ser um grande concorrente na forma como a carga chega ao seu destino. O e-commerce está mais à frente do que os agentes tradicionais. Não estamos muito longe, mas penso que os agentes tradicionais poderiam retirar ideias e ilações da parte do e-commerce.



Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com