canal suez Egipto

Egipto arrancou trabalhos de ampliação do Canal do Suez após bloqueio pelo Ever Given

Marítimo Comentários fechados em Egipto arrancou trabalhos de ampliação do Canal do Suez após bloqueio pelo Ever Given 398
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Egipto, através da Autoridade do Canal do Suez, iniciou obras com vista à ampliação – de dez quilómetros – do troço sul do trajecto marítimo, onde o navio ‘Ever Given’, da Evergreen, encalhou no passado Março, levando ao bloqueio de uma das vias de navegação mais importantes do mundo.

Segundo adiantou a agência EFE, o almirante Osama Rabie, chefe da Autoridade que tutela o canal, vincou que o projecto tem lugar cumprindo «as directivas do presidente [egípcio] Abdelfatah al Sisi para começar de imediato» a ampliação e «fixar uma agenda para a completar o quanto antes».

O responsável egípcio garantiu que o projecto é uma extensão dos «esforços para desenvolver a via de navegação que se iniciou com a abertura do novo Canal do Suez», assinalando que o projecto será levado a cabo em «várias fases». A primeira fase, que teve início no passado dia 15 de Maio, desenvolve-se na zona dos Pequenos Lagos, que se ampliará em dez quilómetros para chegar aos 82 quilómetros de longitude na parte do novo canal.

Canal do Suez«A importância do projecto de ampliação em curso é elevar a eficiência do canal e reduzir o tempo de trânsito dos barcos, além de aumentar o factor de segurança de navegação na região meridional [sul] do canal», de acordo com Rabie. Na segunda fase deste novo projecto de expansão do Canal do Suez, prosseguirão os trabalhos com vista à ampliação em mais 30 quilómetros a zona sul.

Recorde-se que, a 23 de Março, o navio ‘Ever Given’ encalhou no Canal do Suez, no Egipto, provocando um congestionamento assinalável, com mais de 400 navios em espera. Este acontecimento provocou uma cascata de atrasos e de engarrafamentos em vários portos, suscitando novos debates sobre o tamanho dos novos porta-contentores de última geração e sobre as inesperadas disrupções logísticas.

Fonte: Lusa e EFE

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com