Canal do Suez

Egipto bloqueia ‘Ever Given’ e exige mil milhões de dólares para libertar o porta-contentores

MarítimoComentários fechados em Egipto bloqueia ‘Ever Given’ e exige mil milhões de dólares para libertar o porta-contentores492
Tempo de Leitura: 2 minutos

O navio porta-contentores ‘Ever Given’ já não encalha o importante Canal do Suez, mas, o dossier que deixou o comércio global em polvorosa durante cerca de uma semana ainda não está encerrado: o Egipto, que tem a tutela da passagem marítima, decidiu que não libertará o navio do armador Evergreen até que seja paga uma indemnização que poderá ascender aos mil milhões de dólares.

Este valor representa uma estimativa das perdas e danos provocados por uma semana de bloqueio do Canal do Suez. O porta-contentores de quase 400 metros de comprimento encontra-se actualmente ancorado no chamado Grande Lago Amargo, um lago salgado situado entre o sul e o norte do Canal de Suez. «O navio permanecerá aqui até que uma investigação seja concluída e a indemnização seja paga», garantiu, neste arranque de semana, Osama Rabie, presidente da Autoridade do Canal de Suez (ACS), à televisão estatal egípcia.

«Esperamos um acordo rápido», disse Osama Rabie, vincando no entanto que a situação apenas será desbloqueada quando o pagamento deste valor for concretizado: «No momento em que concordarem com a compensação, o navio poderá se mover», garantiu. O valor da indemnização englobará «danos e perdas e quanto as máquinas de dragagem consumiram», explicou ainda Osama Rabie, lembrando que a compensação «é um direito que o Egipto tem». O valor será ainda calculado com base na perda de taxas de uso do canal perdidas (vários navios alteraram a sua rota).

Além destes pontos, existem ainda os danos causados à hidrovia durante a drenagem, os esforços de retirada do cargueiro e os custos com equipamentos e materiais, acrescentou. A Shoei Kisen, empresa japonesa dona da Ever Given, disse que não recebeu até o momento nenhuma reclamação oficial ou acção legal pelo bloqueio causado pela embarcação, mas reconheceu que está em «negociações» com a autoridade do canal.

Fonte: BBC

Foto: Autoridade do Canal do Suez

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com