EIA: modernização do Terminal de Alcântara visa «incrementar a condição do Porto de Lisboa»

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Levado a cabo pela empresa Proman – Centro de Estudos e Projectos, o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) referente Projecto de Modernização e Aumento da Eficiência Operacional do Terminal de Contentores de Alcântara (TCA), vinca que a empreitada pretende «manter e incrementar a condição do Porto de Lisboa, estabelecendo-o como porto principal de escala de serviços marítimos de longo curso».

«O presente Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do ‘Projecto de Modernização e Aumento da Eficiência Operacional do Terminal de Contentores de Alcântara (TCA), em fase de Projecto de Execução, foi desenvolvido na perspectiva de constituir um instrumento de apoio à tomada de decisão sobre a viabilidade ambiental do projecto em apreço», detalha o documento, ontem noticiado pelo ‘Jornal Económico’.

«Assinala-se que o presente projecto tem como principal objectivo melhorar significativamente o desempenho operacional e ambiental deste terminal portuário, recuperando o insuficiente investimento realizado a partir de 2003 e readaptando-o às novas condições de mercado», refere o relatório da Proman – Centro de Estudos e Projectos, noticiado pelo jornal aquando da entrevista de Diogo Marecos (Liscont Yilport).

EIA: Lisboa quer ser «porto principal de escala de serviços marítimos de longo curso»

«Nesse contexto, com a implementação do projecto esperam-se os seguintes resultados: a) manter e incrementar a condição do Porto de Lisboa, estabelecendo-o como porto principal de escala de serviços marítimos de longo curso; b) melhorar a ‘Performance’ Ambiental; c) melhorar o desempenho energético», refere o documento, ao qual o ‘Jornal Económico’ teve acesso. O EIA do terminal de contentores de Alcântara aduz que, salienta-se que o Porto de Lisboa «se situa no centro da zona económica e demograficamente mais desenvolvida do país».

Fonte: Jornal Económico

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