EISAP Navio Cima Contentores

EISAP: «Há ainda muito por fazer» para «equipar bandeira portuguesa a outras de nível internacional»

Marítimo Comentários fechados em EISAP: «Há ainda muito por fazer» para «equipar bandeira portuguesa a outras de nível internacional» 286
Tempo de Leitura: 2 minutos

Citada pelo ‘Jornal Económico‘, a EISAP veio a público emitir algumas considerações sobre a «crescente insatisfação» de armadores que poderá resultar numa fuga para outros registos de navios e uma consequente perda de competitividade e de «peso político» por banda da bandeira portuguesa. Para a associação, a bandeira lusa tem «ainda muito por fazer» para se poder vir a competir com «outras de nível internacional».

EISAP: serviços oferecidos pela bandeira lusa não sofreram a exigida actualização

A associação internacional de armadores alertou que os serviços oferecidos pela bandeira Portuguesa não sofreram a exigida actualização em termos de quantidade e qualidade dos recursos afectos a uma actividade bastante «sofisticada, rigorosa» mas também «dinâmica e ágil». Para a EISAP, o país está longe de compreender esta realidade e longe de, definitivamente, «potenciar o alargamento do mercado português de transporte marítimo, aumentando o número de navios com bandeira de Portugal, criar emprego e aumentar a receita fiscal».

Apesar de «algumas importantes e há muito reclamadas medidas tomadas nos últimos anos com vista a procurar equiparar a bandeira Portuguesa a outras de nível internacional, a verdade é que há ainda muito por fazer», vincou a EISAP. Recorde-se que a associação alertou para uma possível debandada de armadores para outros registos, levando a uma consequente perda de valor e de tonelagem registada com a bandeira portuguesa que conduzirá, inevitavelmente, a uma perda de peso político luso nas decisões internacionais de temas marítimos.

Na visão da associação, Portugal não está a capitalizar, concorrencialmente, o potencial cenário positivo do Brexit e a «degradação de contextos específicos que envolvem algumas das principais bandeiras internacionais (onde se inserem as Europeias)».

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com