Eixo Atlântico

Eixo Atlântico congratula conclusão «histórica» da electrificação da ferrovia Porto-Vigo

TerrestreComentários fechados em Eixo Atlântico congratula conclusão «histórica» da electrificação da ferrovia Porto-Vigo389
Tempo de Leitura: 2 minutos

Na passada Sexta-feira, a entidade Eixo Atlântico saudou a finalização da electrificação da conexão férrea entre o Porto, Portugal, e Vigo, Espanha: uma reivindicação «histórica» da associação transfronteiriça, que lamentou o «atraso» na construção da «saída sul« daquela ligação.

Eixo Atlântico falou em «sucesso para os cidadãos»

Linha IP Douro Ferrovia IP IP Portugal«Os avanços na ligação ferroviária entre a Galiza e o Norte de Portugal, para os quais o Eixo Atlântico trabalha há mais de uma década, são um sucesso para os cidadãos. É uma boa notícia, mas lamentamos o atraso em Espanha para impulsionar a saída sul de Vigo», afirmou o secretário-geral, Xoán Vázquez Mao. No documento, a associação lembrou «ao Governo de Espanha a necessidade de viabilizar a saída sul ferroviária com a tramitação do troço Vigo – O Porriño para se conseguir ter tempos competitivos na ligação ferroviária entre A Coruña e Lisboa».

«Para tal, apenas é necessário lançar a concurso o estudo informativo preliminar, etapa inicial obrigatória para iniciar todo o processo de construção do novo troço até à fronteira que faz a ligação com a nova linha Fronteira-Porto, já está a ser tratado pelo Governo de Portugal, e cuja previsão é que esteja operacional antes de 2030», vincou o comunicado da associação, que agrega 39 municípios do Norte de Portugal e da Galiza.

Conclusão dos trabalhos confirmada pela Adif

O Eixo Atlântico acrescentou que «todos os testes necessários para se colocar em funcionamento a electrificação do troço ferroviário entre Guillarei e Tui, na província galega de Pontevedra, estão concluídos, incluindo a circulação dos comboios electrificados. A «conclusão daqueles trabalhos foi confirmada ao Eixo Atlântico pelo Administrador da Adif», salienta-se.

Trata-se de uma medida inserida «na reivindicação histórica do Eixo para a ligação ferroviária da euro-região Galiza-Norte de Portugal, e que aguarda autorização da Agência Espanhola de Segurança Ferroviária para iniciarem o serviço. A isto soma-se a recente finalização da electrificação do troço português entre Viana do Castelo e Valença do Minho, que se encontra em período de testes e que que permitirá que este troço entre em funcionamento, previsivelmente, em Abril», pode ler-se.

Fonte: Lusa

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com