Em parceria com a Kenworth, Toyota produz camiões a hidrogénio para o Porto de Los Angeles

Terrestre, Veículos Comentários fechados em Em parceria com a Kenworth, Toyota produz camiões a hidrogénio para o Porto de Los Angeles 406
Tempo de Leitura: 2 minutos

Em parceria com o construtor americano de camiões Kenworth, a Toyota produziu as primeiras 10 unidades de um camião apto para rebocar 36 toneladas, alimentado por fuel cells. O único combustível que estes camiões consomem é hidrogénio e só emitem água: uma solução totalmente sustentável que promete revolucionar o mercado.

A Toyota é o fabricante de veículos que está mais avançado na tecnologia das células de combustível a hidrogénio, as fuel cells (solução que mistura o hidrogénio contido num tanque com o oxigénio que retira do ar para produzir electricidade) e parte, em 2019, para o lançamento da segunda geração desta solução: mas, agora, as fuel cells serão mais eficientes, pequenas e baratas, revelou a marca.

Parceria Toyota-Kenworth para a solução que faltava

A marca japonesa aliou-se à Kenworth para produzir os primeiros camiões eléctricos movidos a fuel cells. Estes novos camiões darão ao mercado aquilo que o camião Hino (da Toyota) não oferece: a capacidade de puxar 36 toneladas. A parceria permitiu montar dois motores eléctricos e duas células de combustível, substituindo o motor com 12,9 litros de capacidade a gasóleo (com 500 cv e 2.508 Nm de binário).

Uma vez colocadas no camião da Kenworth, as duas fuel cells têm de alimentar os dois motores eléctricos montados nos dois eixos traseiros do semi-reboque. Juntos, os motores fornecem 670 cv e 1.800 Nm de força, o suficiente para o tractor puxar um contentor de 40 pés com carga máxima.

Camiões a hidrogénio integram projecto de redução de emissões no Porto de Los Angeles

O objectivo da introdução destes dez camiões é transportar contentores entre o Porto de Los Angeles e o entreposto de Long Beach, nos EUA. O percurso é de apenas 100 km, mas o camião resultante desta parceria tem uma autonomia de 480 km. Estes camiões a hidrogénio são subsidiados pelo California Air Resources Board, e destinam-se a reduzir as emissões no porto americano.

Fotos de: Dewhurst Photography 

 

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com