Em seis anos, tráfego ferroviário de contentores disparou 78% no Porto de Valência

Marítimo, Terrestre Comentários fechados em Em seis anos, tráfego ferroviário de contentores disparou 78% no Porto de Valência 338
Tempo de Leitura: 2 minutos

Os dados não deixam margem para dúvidas: a Autoridade Portuária de Valência (APV) impulsionou decididamente o tráfego ferroviário de contentores nos últimos anos. De acordo com as mais recentes estatísticas divulgadas pela administração do porto espanhol, o objectivo da impulsão do tráfego ferroviário foi reflectido nos últimos números obtidos.

Compromisso da impulsão ferroviária dá nas vistas…a olhos vistos

Os dados revelam que nos últimos seis anos – entre 2012 e 2018 – o número de contentores que entrou ou saiu do Porto de Valência em comboio aumentou cerca de 78%, enquanto o crescimento do transporte terrestre foi limitado uma subida de 2,8%.

portos valenciaSe medirmos o crescimento em toneladas, o percentual ainda é maior, ficando acima do aumento de 90%, passando de 956.873 toneladas em 2012 para 1.824.280 no ano de 2018. Para este ano, adiantou a APV, espera-se que mais de 2 milhões de toneladas de mercadorias utilizem a ferrovia para chegar ou abandonar os terminais do Porto de Valência: mais do que o dobro registado no ano de 2012.

Em 2018, 8,52% do tráfego de importação-exportação do Porto de Valência utilizou o comboio como meio de transporte para entrar ou sair do porto: uma quota que é 66,7% superior aos 5,11% fixados em 2012. Nesse mesmo ano, 110.267 TEU (de um total de 2.158.162) processados pelo porto foram canalizados por ferrovia, enquanto que, em 2018, os resultados atingiram os 196.194 TEU, 8,52% do total do tráfego que entra e sai do porto valenciano.

Um dos segmentos de carga que sentiu um aumento mais significativo nesta progressão ferroviária do porto valenciano foi o transporte de veículos. Há seis anos, apenas um em cada 100 veículos de exportação chegava ao Porto de Valência de comboio. Actualmente, chegam 63 num total de 100.

Recorde-se que o Porto de Valência pretende – tal como a Revista Cargo noticiou – estar ligado pela ferrovia à vizinha França, através de Canfranc. Recentemente, o presidente da Autoridade Portuária, Aurélio Martínez, defendeu a ideia de que é necessário «pensar na abertura de uma nova passagem entre a Espanha e o sul da França via Canfranc», uma vez que «as acessibilidades transfronteiriças acabarão saturadas».

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com