amazon pt ring

Emancipação logística: Amazon encomenda 20 mil Sprinters e selecciona PME’s para entrega ‘last mile’

Empresas, Logística Comentários fechados em Emancipação logística: Amazon encomenda 20 mil Sprinters e selecciona PME’s para entrega ‘last mile’ 484
Tempo de Leitura: 2 minutos

Está já em curso o processo de emancipação logística da gigante Amazon: a retalhista tinha previsto uma encomenda de 4500 furgões da Mercedes-Benz mas acabou por engordar o pedido, chegando mesmo aos 20 mil modelos. Este passo integra a iniciativa, anunciada em Junho, de fortalecer o segmento de entregas last mile.



Amazon quer reduzir dependência da UPS e FedEx

A estratégia, recordamos, contempla a encomenda de novos furgões e o recrutamento de empresários e pequenas empresas para a entrega de encomendas em representação da gigante do comércio electrónico. Atomizando este tipo de distribuição e disseminando a tarefa por várias pequenas empresas, a Amazon busca reduzir a dependência de colossos como a UPS ou FedEx e aumentar as suas margens neste segmento.

Revelou a companhia de Jeff Bezos que recebeu 10 mil candidaturas para a execução das entregas last mile – «Graças à tremenda resposta, estamos empolgados em aumentar a nossa encomenda original de furgões do modelo Sprinter para 20.000 veículos», afirmou, em comunicado dirigido à imprensa americana, Dave Clark, vice-presidente sénior de operações mundiais da Amazon.

Arsenal da retalhista é, ainda, gota no oceano do mercado das 3PL’s…mas quem garante que não virará mar?

O anúncio da Amazon, feito em Junho passado, fez despencar as acções da UPS e da FedEx, deixando no ar a ameaça de uma penetração forte da retalhista no sector liderado pelas duas potências americanas estabelecidas. Muitos analistas, no entanto, defenderam a tese de que tal reacção do mercado se trava de um exagero: a Amazon não irá, garantem, abalar a dinâmica de liderança da UPS e FedEx verificado no âmbito das 3PL’s.

De facto, ao inventariarmos as ‘armas’ desta batalha, verificamos ainda que a UPS e a FedEx detêm, como seria de esperar, um arsenal bem mais volumoso: segundo afirma a primeira, são 119 mil os veículos (de todos os tipos) que servem os seus clientes no segmento de entrega de encomendas. Já a FedEx diz colocar no terreno um total de 60.000 veículos para movimentar uma média de 8 milhões de encomendas por dia.



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com