Figura 2: Rolls-Royce Vision of Shore-based Control Centers for Unmanned Cargo Ships

Embarcação autónoma com controlo remoto: MSC e ENIDH empenhadas em «projecto inovador»

Marítimo Comentários fechados em Embarcação autónoma com controlo remoto: MSC e ENIDH empenhadas em «projecto inovador» 351
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Departamento de Engenharia Marítima (DEM) da ENIDH (Escola Superior Náutica Infante D. Henrique) «volta a poder contar com o apoio da MSC para mais um projecto inovador», anunciou a companhia marítima – desta feita trata-se da construção de uma embarcação autónoma com controlo remoto para as suas investigações científicas. A colaboração reforça uma «estreita relação» já existente entre a MSC e a ENIDH.

O projecto ‘Sea2future’ de construção da embarcação ‘USV-enautica1’ envolve uma equipa multidisciplinar que investiga todo o processo de conceção e construção de embarcações não tripuladas autónomas ou de controlo remoto (USV – Unmanned Surface Vehicle) com o objectivo final de propor novas soluções nesta área. «Queremos contribuir para a implementação, em Portugal, de um projecto que é uma tendência do futuro», começou por comentar Marco Vale, Managing Director da MSC Portugal.

Trilho do «transporte sustentável» exige «inovação»

«A automação dos portos – sem recurso a intervenção humana – é já uma realidade e muito em breve teremos soluções parecidas no que diz respeito a automação das embarcações», explicou o responsável. «O caminho para o transporte sustentável envolve comprometimento, inovação e investimento. É por isso que continuamos a investir nas mais recentes tecnologias para proteger os oceanos e o meio ambiente», acrescentou.

Depois de concluída, esta embarcação autónoma servirá igualmente para a continuação de estudos científicos, como por exemplo a captação de dados bio marítimos, dados do fundo marítimo, monitorização da poluição, entre outros, e que estão em linha com a Política de Sustentabilidade e de Responsabilidade Social Corporativa da MSC.

A empresa decidiu formalizar, mediante um protocolo, um apoio financeiro para este projecto, permitindo assim que alunos e docentes apliquem conhecimentos e promovam o desenvolvimento de novas tecnologias capazes de projectar a actividade marítima para novas rotas.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com